CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU
TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL 2009

SEJA UM ESPECIALISTA EM TERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA

9ª. Turma

Há 9 anos o IPCS oferece cursos de pós graduação lato sensu na área cognitivo comportamental. CINCO tipos de cursos serão oferecidos em 2009.

Veja a programação e os detalhes

Modalidade 1 Especialização
Modalidade 2 Aperfeiçoamento
Modalidade 3 Atualização
Modalidade 4 Extensão Universitária

Coordenação:
Dra. Marilda Emmanuel Novaes Lipp
Diretora fundadora do Centro Psicológico de Controle do Stress (IPCS) e do Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress. Professora Titular da PUC de Campinas desde 1980. Possui Ph.D. pela George Washington University e Pós-Doutorado em Stress Social pelo National Institute of Health. CRP 06/16187 (Currículo Lattes)

Biblioteca especializada em TCC para consulta:
Os alunos terão acesso ao material bibliográfico pertinente disponível no IPCS.

Certificado:
Receberão certificados os participantes que concluírem o curso com aproveitamento e que tenham uma freqüência mínima de 75% às aulas teóricas e às aulas de supervisão.

Corpo Docente

  • Profa. Isolina Maria Proença, psicóloga, Mestre em Psicologia PUC-Campinas com o tema Stress e Qualidade de Vida do Jornalista da Mídia Impressa Diária. Atua no Centro Psicológico de Controle do Stress em Campinas e é docente do curso de aprimoramento em TCC na mesma instituição.
  • Profa. Dra. Karina Magalhães Brasio, psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia. Docente do curso de aprimoramento em TCC no Centro Psicológico de Controle do Stress em Campinas.
  • Profa. Márcia Bignotto, psicóloga, Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas e Doutoranda em Psicologia na mesma instituição. Atua na área clínica há vários anos, especializando-se no atendimento às crianças. Integra a equipe do Centro Psicológico de Controle do Stress em Campinas, docente do curso de aprimoramento em TCC Infantil e Adolescente do IPCS, tanto na matriz em Campinas como na filial em São Paulo.
  • Profa. Maria Angélica Sadir, psicóloga, Mestre em Psicologia pela FCM-UNICAMP e Doutoranda em Psicologia pela PUC-Campinas. Atua no Centro Psicológico de Controle do Stress em Campinas e é docente do curso de aprimoramento em TCC na mesma instituição.
  • Profa. Roseli Ferreira da Lage, psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade de São Marcos, Especialista em Saúde Pública pela UNAERP, Aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Atua como psicóloga no Centro Psicológico de Controle do Stress em São Paulo e no Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (CAISM-ISCMSP) e docente no curso de aprimoramento em TCC pelo IPCS e no aprimoramento em Psicologia em Instituição de Saúde Mental pelo CAISM.
  • Profa. Dra. Valquiria Aparecida Cintra Tricoli, psicóloga, especialista em Terapia Comportamental para PUC-Campinas, Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. Atua na área clínica há vários anos, especializando no atendimento a adolescentes. Docente do curso de aprimoramento em TCC Infantil e Adolescente do IPCS em São Paulo.

 

Professores Convidados

  • Dr. Acioly Luiz Tavares de Lacerda, Psiquiatra, Doutor pela UNICAMP como tema Transtorno Obsessivo-Compulsivo: um estudo psicopatológico, neuropsicológico e de fluxo sanguíneo cerebral regional (SPECT). Docente convidado do curso de aprimoramento em TCC no Centro Psicológico de Controle do Stress em Campinas.
  • Profa. Alessandra Monteiro Marquez, psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas. Docente convidada do curso de aprimoramento em TCC no Centro Psicológico de Controle do Stress em Campinas.
  • Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto, psicólogo, especialista em Neuropsicologia pela UNIFESP, Mestre em Ciências pela UNIFESP e Doutorando em Ciências pela mesma instituição. Docente convidado do curso de aprimoramento em TCC no Centro Psicológico de Controle do Stress em São Paulo.
  • Dra. Edneia Zanuto, Psiquiatra, Responsável pela Unidade de Idosos do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (CAISM-ISCMSP). Preceptora dos residentes de psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da mesma instituição. Docente convidada do curso de aprimoramento em TCC no Centro Psicológico de Controle do Stress em São Paulo.
  • Profa. Dra. Eliana Torrezan da Silva, psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas e Pós-Doutorado em Psicologia nesta mesma instituição. Docente convidado do curso de aprimoramento em TCC no Centro Psicológico de Controle do Stress em São Paulo.
  • Elizandra Piza, psicóloga, aprimoramento em TCC Avançado e Infantil e Adolescência, docente convidada do curso de aprimoramento em TCC no Centro Psicológico de Controle do Stress em São Paulo. Atua como psicóloga nos programas de promoção e prevenção em Saúde na UNIMED de Limeira. Docente convidada do curso de aprimoramento em TCC no Centro Psicológico de Controle do Stress em São Paulo.
  • Dr. Evandro Gomes, Médico.
  • Profa. Dra. Maria do Sacramento Tanganelli, psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia. Docente convidado do curso de aprimoramento em TCC no Centro Psicológico de Controle do Stress em Campinas.
  • Profa. Maria Fernanda Urbano Giglio, psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas. Integra a equipe do Centro Psicológico de Controle do Stress na matriz em Campinas e é docente convidada do curso de aprimoramento em TCC neste mesmo local.
  • Profa. Dra. Rosa Maria da Silveira, psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com aprimoramento em Psicologia Hospitalar e Sexologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente convidada do curso de aprimoramento em TCC no Centro Psicológico de Controle do Stress em São Paulo.
  • Dr. Tito Paes de Barros Neto, Psiquiatra. Docente convidado do curso de aprimoramento em TCC no Centro Psicológico de Controle do Stress em São Paulo.


1. Atividades Complementares
Aos alunos serão recomendadas atividades de acordo com as oportunidade e seu interesse. Inclusive atividades comunitárias visando a prevenção e controle do stress.


2. Infra-estrutura Física
O IPCS conta com uma confortável estrutura para receber os alunos, sendo a sala de aula com capacidade para aproximadamente 20 alunos, biblioteca com acervo de livros e revistas científicas, acesso a banco de dados, salas de atendimento para os pacientes (quando necessário) e equipamentos audiovisuais (computador, projetor digital, TV, VD e aparelho de som).

COMO SE INSCREVER: Consulte a ficha de inscrição