Stress Tecnológico

A seguir, são descritas situações que envolvem a tecnologia moderna relatadas por muitas pessoas como sendo capazes de criar ansiedade e stress no dia-a-dia. Verifique se você está sendo afetado negativamente pelo avanço tecnológico sem perceber.

Assinale cada afirmação que melhor indicar como você se sente (ou se sentiria) frente a cada situação descrita. Não existe resposta certa ou errada.

1. Você tem uma mensagem importante e urgente para enviar por e-mail. Liga o computador e, por mais que tente, não consegue conectar a Internet.

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

2. Você tenta gravar um filme no aparelho de DVD sofisticado que tem. Porém, involuntariamente acaba gravando um programa de auditório ou um programa equivalente.

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

3. Você precisa se comunicar com um funcionário ou colega de trabalho sobre um assunto urgente no fim de semana. Apesar de toda tecnologia, você não consegue entrar em contato pelo bip, celular, e-mail ou telefone.

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

4. Você escreveu um longo trabalho no computador e ainda não gravou. De repente, aparece na tela a mensagem: "Este programa cometeu uma ação ilegal e será fechado". Você perde todo o trabalho produzido.

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

5. Você tem um serviço urgente e pouco tempo para fazê-lo. Abre a Internet e fica esperando um tempo enorme para localizar o que precisa.

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

6. Você fez o download de um programa que todo mundo usa e diz ser fácil de instalar. Já tentou tudo o que a página da Internet diz para fazer, mas não consegue executá-lo.

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

7. Você trabalhou por anos do seu jeito e com sucesso absoluto sem contar com tanta tecnologia moderna. Agora a sua empresa exige que você utilize novos métodos mais avançados e que tudo seja informatizado.

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

8. Seu computador esteve com problemas por dias. Você tentou tudo o que sabia. O técnico analisou e disse que não há nada errado e que está tudo normal, mas o problema continua.

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

9. Você comprou um modelo novíssimo de celular e quis programar os nomes e telefones para ligações rápidas. Não conseguiu. Chegou até a passar uma hora lendo o manual inteiro e, mesmo assim, não pôde programá-lo adequadamente.

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

10. Você precisa terminar um trabalho importante e não está querendo atender ligações de ninguém. Neste mesmo dia, recebe um fax sobre um assunto que não é prioritário para você. Abre o e-mail e tem uma mensagem da mesma pessoa. Ao verificar sua secretária eletrônica e seu bip, recebe mensagens da mesma pessoa querendo saber se você recebeu o e-mail e o fax enviados sobre o mesmo assunto, pedindo que você responda.

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

11. Você quis aproveitar a hora do almoço para ir ao banco. Seu tempo é limitado. Você chegou ao banco e, para passar pela porta de segurança eletrônica, teve que colocar seu celular, seu chaveiro e sua carteira na bandeja que o guarda indicou. Mesmo assim a porta travou. Ele lhe pede também para tirar as moedas do bolso. A porta trava de novo. Você tenta mais 4 vezes, tirando até a cinta, enquanto a fila aumenta e as pessoas comentam.

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

12. Você precisa fazer uma ligação interurbana para uma cidade próxima, que tem o mesmo código DDD da sua. Disca diretamente e não consegue completar a ligação. Aí pensa: "tenho que discar o DDD". Mesmo discando o DDD, não consegue a ligação. Aí lembra que tem que discar o código da operadora. Disca, mas se esquece do DDD, pois é igual ao da cidade onde está. Por fim, depois de perder vários minutos tentando efetuar a ligação urgente, acaba discando corretamente, mas a pessoa acabara de sair.

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

13. Você comprou uma secretária eletrônica. Quando foi programar alguns números para discagem rápida, viu que o manual estava em português e tudo o que tentou fazer deu certo. Você se sentiu:

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

14. Por telefone, você tentou fazer uma mudança de endereço no seu cartão de crédito. Ligou e foi atendido por um serviço de voz eletrônica. Após 3 minutos ouvindo as instruções sobre as várias opções disponíveis, você se distrai e acaba apertando o número errado. Tenta voltar ao cardápio inicial e não consegue. Tenta falar com a atendente e não consegue. Daí é obrigado a desligar e começar tudo de novo.

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

15. Você comprou um forno microondas moderno. Como tem um compromisso urgente, tentou descongelar uma refeição e vê que as instruções dizem que você deve usar a potência máxima. Olha a frente do microondas e não vê escrito nada indicando a potência. Então, decide ler o manual, que está em inglês. Mesmo assim, resolve tentar. Aperta as teclas que imagina ser as certas e vê que colocou a comida no modo "cozinhar" e não "descongelar".

- Absolutamente não me importo e tento mais tarde
- Um pouco aborrecido
- Bastante frustrado
- Muitíssimo irritado

Fonte: Louis Mario Lipp e Marilda Lipp