Slide1

Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental Pós Graduação

Fundado em 1985 em Campinas, o Instituto Psicológico e Controle do Stress Marilda Emmanuel Novaes Lipp (IPCS) foi o primeiro órgão brasileiro destinado à pesquisa e tratamento do stress e um dos primeiros a oferecer cursos de Terapia Cognitivo Comportamental, sendo o primeiro na abordagem da Terapia Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis no Brasil.

Iniciado em 2001, o trabalho do IPCS frente ao Curso foi desenvolvido devido à necessidade dos profissionais na área da saúde a se aprofundarem na abordagem da Terapia Cognitivo  Comportamental, pois há uma grande eficácia e rapidez no tratamento de doenças físicas e mentais.

Os professores dos cursos são psicólogos mestres, doutores e psiquiatras que atuam clinicamente na área. E em 2008, o IPCS transformou seus cursos em Especialização com credenciamento do Conselho Federal de Psicologia.

Foi esse percurso que fez com que os nossos cursos se tornassem tão solidificados e conceituados.

Por isso venha fazer parte da nossa historia também! Ficha de inscrição no final da página.

 

COORDENAÇÃO

Dra. Marilda Emmanuel Novaes Lipp


Diretora fundadora do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS). Possui Ph.D. pela George Washington University e Pós-Doutorado em Stress Social pelo National Institute of Health. É Presidente Emérita da Associação Brasileira de Stress e membro do Conselho Cientifico da ABQV. É também membro da Academia Paulista de Psicologia.
CRP 06/16187.
CV: http://lattes.cnpq.br/8212253580046633

 

GESTORA DOS CURSOS

Rebeca Okamoto

Graduada em Pedagogia, Especialista em Pedagogia Empresarial pela UEMG. Possui mais de 10 anos de experiência em Coordenação e Gestão de Pessoas.

 

CORPO DOCENTE

Profa. Célia de Fátima Pravatta Pivetta, psicóloga, Atua na área clínica em consultório particular. É especialista clínica na abordagem da Terapia Comportamental Cognitiva pelo IPCS. É docente do curso de Pós Graduação e Extensão Universitária em TCC na mesma instituição em Campinas.
CV: http://lattes.cnpq.br/4994722347443835

Profa. Daniela Guimarães Iaquinta Cipriano, psicóloga, Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas; Atua no IPCS como psicoterapeuta especializada no controle do stress de adultos e TCC; Co-autora de diversos capítulos de livros e trabalhos científicos apresentados em congressos; Realiza palestras na área do stress em instituições e escolas. Docente do curso de Pós Graduação e Extensão Universitária em TCC na mesma instituição em Campinas.

Profa. Elizandra Piza, psicóloga, especialista em Terapia comportamental cognitiva; Atua como psicóloga nos programas de promoção e prevenção em Saúde na UNIMED de Limeira e na área clínica.; É Docente do curso de Pós Graduação e Extensão Universitária em TCC tanto na matriz em Campinas como na filial em São Paulo.

Profa. Flávia Urbini dos Santos, psicóloga, Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas . Especialista em Psicodrama pelo Instituto Cosmos-Campinas(2001), especialista em Capacitação para Psicólogo Responsável Avaliação pela Faculdade de Ciências e Letras de Araras, especialista em Terapia Comportamental pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress, ), especialista em Psicologia do Transito pelo Conselho Regional de Psicologia 6ª região. Atualmente é Psicóloga Clínica do Atendimento em Clínica Particular e Coordenadora da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro. É docente do curso de aprimoramento em TCC Infantil e Adolescente do IPCS, em Campinas.
CV: http://lattes.cnpq.br/8075690405801878

Profa. Isolina Maria Proença, psicóloga, Mestre em Psicologia PUC-Campinas. Atua no Instituto de Psicologia e Controle do Stress em Campinas como psicoterapeuta especializada em TCC no atendimento clínico e no controle do stress. Realiza palestras na área do stress e TCC nas empresas. É autora e co-autora de diversos capítulos de livros. É docente do curso de Pós Graduação e Extensão Universitária em TCC na mesma instituição em Campinas.
CV: http://lattes.cnpq.br/4959462165745342

Profa. Dra. Márcia Bignotto, psicóloga, Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas . Atua na área clínica com enfoque no atendimento infantil no Instituto de Psicologia e Controle do Stress. Realiza palestras na área do stress infantil e adolescente nas instituições e escolas. É autora e co-autora de diversos capítulos de livros e trabalhos científicos na área infantil apresentados em congressos. É docente do curso de aprimoramento em TCC Infantil e Adolescente do IPCS, tanto na matriz em Campinas como na filial em São Paulo.
CV: http://lattes.cnpq.br/2793731333581368

Profa. Dra. Maria Angélica Sadir, psicóloga, Mestre em Psicologia pela FCM-UNICAMP e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. É docente do curso de Pós Graduação e Extensão Universitária em TCC no IPCS de Campinas.
CV: http://lattes.cnpq.br/6869841385280772

Dra. Marilda Emmanuel Novaes Lipp, dDiretora fundadora do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS). Possui Ph.D. pela George Washington University e Pós-Doutorado em Stress Social pelo National Institute of Health. É Presidente Emérita da Associação Brasileira de Stress e membro do Conselho Cientifico da ABQV. È também membro da Academia Paulista de Psicologia.
CRP 06/16187.
CV: http://lattes.cnpq.br/8212253580046633

Profa. Rosana Mastrorosa, psicóloga, Mestranda em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP; Especialista na área de Dependência Química pela UNIAD/UNIFESP; Atua no IPCS como psicoterapeuta em TCC; Docente do curso de Pós Graduação em TCC na mesma instituição em São Paulo.
CV: http://lattes.cnpq.br/3830383665995855

Profa. Vilma Cristina Gomes de Andrade, psicóloga, Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas; Atua no IPCS como docente na Faculdade de Psicologia do Centro Universitário Adventista São Paulo – UNASP e do curso de Pós Graduação em TCC na mesma instituição em São Paulo.
CV: http://lattes.cnpq.br/1084391216348505

PROFESSORES CONVIDADOS

Profa. Adriana Satomi Horiguchi, psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas. Atua no Instituto de Psicologia e Controle do Stress em Campinas como psicoterapeuta especializada em TCC no atendimento clínico. É docente convidada do curso de Pós Graduação e Extensão Universitária no Instituto de Psicologia e Controle do Stress em Campinas.
CV: http://lattes.cnpq.br/8857397060881035

Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto, psicólogo, especialista em Neuropsicologia pela UNIFESP, Mestre em Ciências pela UNIFESP e Doutorando em Ciências pela mesma instituição. Docente convidado do curso de Pós Graduação em TCC no Instituto de Psicologia e Controle do Stress em São Paulo.
CV: http://lattes.cnpq.br/1956210546594896

Prof. Dr. Bernard Range, doutor em Psicologia, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nacionalmente conhecido pela sua grande contribuição, é um dos maiores nomes no campo da terapia cognitivo-comportamental no Brasil.

Dra. Edneia Zanuto, psiquiatra, Responsável pela Unidade de Idosos do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (CAISM-ISCMSP). Preceptora dos residentes de psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da mesma instituição. Docente convidada do curso de Pós Graduação em TCC no Instituto de Psicologia e Controle do Stress em São Paulo.

Profa. Dra. Eliana Torrezan da Silva, psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas e Pós-Doutorado em Psicologia nesta mesma instituição. Docente convidada do curso de Pós Graduação em TCC no Instituto de Psicologia e Controle do Stress em São Paulo.
CV: http://lattes.cnpq.br/5182255067544853

Profa. Dra. Eliane Falcone, psicóloga, Doutora em Psicologia e professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Tem feito uma grande contribuição para o estudo e a compreensão do fator empatia no contexto clinico.

Dr. Evandro Gomes de Matos, Médico; doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Docente convidado do curso de Pós Graduação em TCC no Instituto de Psicologia e Controle do Stress em Campinas.
CV: http://lattes.cnpq.br/7918555043287875

Dr. Geraldo José Ballone, médico psiquiatra, professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina da PUCCAMP. Docente convidado do curso de Pós Graduação em TCC no Instituto de Psicologia e Controle do Stress em Campinas.

Profa. Maria Fernanda Urbano Giglio, psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas. Integra a equipe do Centro Psicológico de Controle do Stress na matriz em Campinas. É docente convidada do curso de Pós Graduação e Extensão Universitária no Instituto de Psicologia e Controle do Stress em Campinas.
CV: http://lattes.cnpq.br/6598423155162294

Prof Dr. Renato Marchi, médico psiquiatra, mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutor em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente é médico contratado como carga horária do Hospital Maternidade Celso Pierro / PUC-Campinas, além de professor de Psiquiatria na faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente convidado do curso de Pós Graduação em TCC no Instituto de Psicologia e Controle do Stress em Campinas. CV: http://lattes.cnpq.br/5325722494256138

Profa. Dra. Rosa Maria da Silveira, psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com aprimoramento em Psicologia Hospitalar e Sexologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente convidada do curso de Pós Graduação em TCC no Instituto de Psicologia e Controle do Stress em São Paulo.

E outros convidados de renome em TCC.

 

OBJETIVO

O objetivo dos Cursos de Especialização do IPCS é capacitar profissionais, através de uma base teórico- prático consistente, a trabalhar dentro do referencial teórico cognitivo comportamental da Teoria Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis.

Visa a possibilitar a compreensão das técnicas e preparar os alunos a executarem suas funções com conhecimento profundo da teoria e dos procedimentos práticos desta abordagem, dentro dos conceitos éticos pertinentes. Preparando-os para intervenções aplicadas às disfunções cognitivas e psicofisiológicas.

Público Alvo

Psicólogos e Psiquiatras. Excepcionalmente poderá se aceitar Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais e profissionais de áreas afins, com o registro no seu respectivo conselho de classe para atuarem dentro de suas respectivas áreas de formação.

Turmas

Abertura de turmas semestrais e anuais conforme demanda existente. O curso semanal terá seu inicio excepcional no sábado devido à aula inaugural, as demais serão ministradas na quarta-feira.

Cidade Período Dias Horários Data Início
Campinas Semanal Quarta-feira das 08h00 às 17h00 (8hrs/aula) 30/08/2014
Campinas Quinzenal Sábado das 08h00 às 17h00 (8hrs/aula) 30/08/2014
Campinas Mensal Sábado e Domingo das 08h00 às 17h00 (16hrs/aula) 30/08/2014
São Paulo Quinzenal Sábado das 08h00 às 17h00 (8hrs/aula) 30/08/2014
São Paulo Semanal Sexta-feira das 08h00 às 17h00 (8hrs/aula) 30/08/2014

Carga Horária

588 horas

Vagas

Mínimo 7 alunos

Estrutura

O curso foi estruturado de modo a propiciar ao aluno a construção da aprendizagem de modo contínuo e sistemático e inclui:

* Disciplinas teóricas,
* Prática, realizada através de atendimento clínico
* Supervisão clínica
* Monografia de conclusão de curso
*Atividades Complementares

A especialização é composta por dois módulos contínuos, realizados em 44 encontros.

1) Terapia Cognitivo Comportamental Fundamentação Teórica e Prática
2) Terapia Cognitivo Comportamental Adulto/Adolescência e Infância

Conteúdo Programático

Fundamentos da Terapia Cognitivo Comportamental;
Pré-requisitos para o atendimento em TCC;
A aplicabilidade da TCC;
A TCC aplicada às disfunções cognitivas e emocionais;
Princípios da Terapia Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis;
Avaliação e Técnicas para o Atendimento em TCC;
A TCC na Prática Clínica;
TCC em Situações Especiais;
A TCC aplicada à infância e adolescência;
Disfunções Cognitivas e Emocionais Aplicadas à Infância e Adolescência.

Certificado

Receberão certificados os participantes que concluírem o curso com aproveitamento presencial mínimo de 75% em cada disciplina; Atendimento de pelo menos um paciente na abordagem comportamental cognitivo; Entrega e apresentação do relatório de atendimento; Entrega de certificados e resenhas comprovatórios da carga horária das atividades complementares; Entrega e apresentação do Projeto de Monografia e de Monografia; A avaliação será contínua, com feedback sistemático quanto ao desempenho do aluno no decorrer do módulo; Quitação de total das parcelas.

Atividades Complementares

Aos alunos serão recomendadas atividades de acordo com a oportunidade e seu interesse. Inclusive atividades comunitárias visando à prevenção e controle do stress no Dia Nacional do Combate ao Stress e Jornadas.

 

Biblioteca especializada em TCC para consulta

Os alunos terão acesso ao material bibliográfico pertinente disponível no IPCS.

Infra-estrutura física

O IPCS conta com uma confortável estrutura para receber os alunos, sendo a sala de aula com capacidade para aproximadamente 20 alunos, biblioteca com acervo de livros e revistas científicas, acesso a banco de dados, salas de atendimento para os pacientes (quando necessário) e equipamentos audiovisuais (computador, projetor digital, TV, VD e aparelho de som).

Investimento

Turma Inscrição Matrícula Investimento Total
Semanal R$150,00 R$ 1120,00 14 parcelas de R$ 1120,00 (por boleto) R$ 16.800,00
Quinzenal R$150,00 R$ 600,00 27 parcelas de R$ 600,00 (por boleto) R$ 16.800,00
Mensal R$150,00 R$ 600,00 27 parcelas de R$ 600,00 (por boleto) R$ 16.800,00

Observações Gerais

* Poderá ocorrer reajuste anual de acordo com o índice do IGPM

Como se inscrever

1) Preencha a FICHA DE INSCRIÇÃO abaixo;
2) Efetue o depósito referente à taxa de inscrição:

Banco Itaú
Agência: 1370
Conta corrente: 41189-2

3) Para todos os cursos oferecidos no IPCS, é necessário que envie por correio para a unidade onde cursará (Campinas ou São Paulo) ou por e-mail os seguintes documentos:

• Currículo (preferência plataforma lattes);
• Cópia do RG, CPF, CRP, diploma de graduação e comprovante de endereço;
• 1 Foto 3X4;
• Comprovante do depósito da inscrição;
• Declaração de intenção informando porque gostaria de fazer o curso (para alunos que se inscrevam no Aperfeiçoamento e Especialização), para:

Campinas (Matriz)
Rua Tiradentes, 289 – Conj. 24 
Guanabara – 
Campinas SP – CEP: 13023-190

São Paulo (Filial)
Rua Carlos Sampaio 304 – Conj. 82 – Bela Vista- São Paulo – CEP:01333-020

4) O processo seletivo será realizado em duas fases:
4.1) Análise do currículo.
4.2) Análise da carta de intenção
.

Todos os candidatos serão informados via e-mail sobre o resultado do processo seletivo após o envio e análise dos documentos.

MAIS INFORMAÇÕES:
 (19) 3234-0288
 / (19) 3234-2183 / 
(19) 3234-2269
 falar com Rebeca – gestaodecursos@estresse.com.br

Curso

Nome Completo

Data de nascimento

RG

CPF

CRP/CRM (se graduado)

Endereço Residencial

Cidade

Estado

CEP

Telefone

Celular

Fax

E-mail

Formado em

Nível acadêmico

Instituição

Se estudante, indique a série que está cursando

Qual o seu objetivo em participar deste curso?

Que outros cursos gostaria que oferecessemos?

Como ficou sabendo do curso?

Mais Informações

(19) 3234-0288 (Campinas)

(11) 3288-0782 (São Paulo)