Relaxar e investir em um hobby ajuda a melhorar a produtividade no trabalho

Jornal Extra RJ

COMPORTAMENTO - ESTRESSE NO TRABALHO
COMPORTAMENTO – ESTRESSE NO TRABALHO Foto: Simone Marinho
Luiza Toschi

Passar o dia atarefado e na hora de ir embora levar trabalho pra casa: essa é a rotina de muita gente. Manter-se conectado às tarefas mesmo após o expediente alimenta o ciclo de estresse e é prejudicial à saúde. Especialistas indicam que buscar atividades para desestressar colabora para melhorar a qualidade das horas dedicadas ao trabalho.

Uma pesquisa feita pela Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos, confirmou que dedicar parte do tempo para fazer uma tarefa que prioriza o relaxamento e a diversão ajuda a garantir a produtividade no trabalho. Segundo o estudo, realizado em duas etapas, primeiro com 341 pessoas e depois com 92 capitães da Força Aérea Americana, quem tem um hobby resolve melhor problemas inesperados e se dispõe mais a ajudar os colegas na rotina.

O diretor da Associação Brasileira de Estresse, Lúcio Emmanuel Novais, afirma que a produtividade no trabalho está ligada à qualidade de vida, que tem a ver com sucesso profissional, mas também demanda um equilíbrio com a vida social, familiar, afetiva e na saúde. O especialista diz que integrar todas estas partes da vida não é simples e tem a ver com a verdade de cada um. Para ele, pessoas criadas em famílias que aproveitam os momentos de lazer e festas tendem a procurar maneiras de incluir outras atividades além da profissão, porque já estão acostumadas e sentem falta disso. Buscar o equilíbrio depois da entrada no mercado de trabalho é mais complicado, mas muito importante para a saúde mental.

— A vida é repleta de estressores. Mas um celular que para de funcionar você conserta, troca. O problema é quando o estressor é um chefe ou o marido. Nestes casos é preciso conviver e o estresse se acumula — explica Lucio, psicólogo-clínico do Centro Psicológico do Estresse.

A recomendação é que se inclua uma atividade de relaxamento e diversão após o trabalho. Para aliviar o estresse vale tudo: happy hour na sexta, ida ao cinema durante a semana, caminhada por um local agradável, brincar com o cachorro ou tomar um café com um colega. Além disso, o especialista lembra sobre a importância de se pensar positivamente, manter uma alimentação saudável e praticar uma atividade física, que liberam endorfina (o hormônio da satisfação) e reestruturam o pensamento.

Mexer o corpo para pensar melhor

 

O economista Gabriel Naumann faz aulas de acrobacia aérea
O economista Gabriel Naumann faz aulas de acrobacia aérea Foto: Arquivo pessoal

O trabalho muito mental, cheio de pesquisas por fazer e relatórios por redigir, é a realidade diária do economista Gabriel Naumann. As cobranças da rotina, para ele, ficam ainda piores pela seriedade do ambiente corporativo, com corredores silenciosos, luzes brancas e colegas de trabalho estressados. Para fugir deste mundo, ele se dedica a atividades como ioga, acupuntura e acrobacia aérea quatro vezes na semana.

— Eu começo as atividades com mil preocupações e compromissos, organizando agendas na cabeça e pensando em ligações que vou fazer quando sair. Quando acaba, estou leve, e não lembro mais o que tinha planejado. A melhor parte é perceber que aquilo tudo que parecia urgente pode esperar até o dia seguinte, quando eu voltar para o trabalho — explica.

Lucio Novais comenta reforçando que o nível de estresse é rapidamente reduzido quando a pessoa consegue perceber que o momento mais importante da vida é o que se vive no presente.

— É preciso aprender a alinhar as ideias, crenças e expectativas com cada atividade, para que nossas atitudes nos representem. É no aqui e agora que fazemos a nossa vida — finaliza.

Outras maneiras de melhorar a rotina de trabalho

– Organizar a área de trabalho e a agenda é parte do trabalho. Começar o dia fazendo isso torna mais simples a execução das tarefas;

– Decorar a mesa com algumas lembranças de situações e pessoas que melhorem o seu humor, como fotos de viagem ou presentes de amigos e namorados;

– Ter por perto objetos de uso pessoal que ajudem na rotina, como canecas para fazer chás e fones de ouvido;

– Levantar e alongar braços e pernas para aliviar a tensão com a frequência necessária;

– Em caso de situações muito estressantes, parar um minuto, tomar um copo de água e respirar. A recomendação é fazer uma respiração profunda: inspirar contando até cinco e expirar contando até dez;

– Manter um ambiente de colaboração com a equipe e estar disposto a ajudar

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/relaxar-investir-em-um-hobby-ajuda-melhorar-produtividade-no-trabalho-13228190.html#ixzz3DZWkZDsL