O Globo – Dicas para não se deixar dominar pela tensão

Jornal: O Globo
Título: Dicas para não se deixar dominar pela tensão
Data: 25/11/2011

A médica Ana Maria Rossi, presidente da Isma Brasil, a psicóloga Marilda Lipp, fundadora da Associação Brasileira de Stress e diretora do Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress, da PUC-Campinas, e Marcelo Pustiglione, médico homeopata e professor de Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo dão sugestões para administrar o estresse.

— Descubra se você se tem o controle da fonte de estresse. Exemplo: quem se angustia por chegar sempre atrasado ao trabalho pode definir estratégias para acabar com o problema, tomando uma rota alternativa até o escritório ou acordando mais cedo. Se não for possível eliminar a fonte de estresse (como um parente inconveniente ou um chefe exigente demais), procure se afastar dela ou buscar alternativas de relaxamento para compensar. Não adianta bater a cabeça na parede nem ter pena de si. E lembre-se: “O estresse sempre existiu, o que muda é a fonte de estresse”, diz a psicóloga Marilda Lipp.

— Veja as coisas pelo lado positivo: se você participou de uma corrida e não ganhou, pode se lamentar por isso ou se felicitar por ter batido seu recorde pessoal de velocidade ou resistência. Os otimistas, diz a médica Ana Maria Rossi, têm menos possibilidade de se deixar abater pelo estresse negativo: “Não estou falando de ver balões cor de rosa. O otimista é quem enfrenta a situação e a vê como um desafio”.

— Um estilo de vida saudável ajuda: comer e dormir bem e fazer exercícios, além de ter uma atividade que traga relaxamento. Isso inclui equilíbrio emocional.

— Respire fundo, literalmente, e em todos os casos. Oxigena os músculos e acalma.

— Ria, e, se não tiver motivos, pense em algo que achou engraçado em outra ocasião ou procure uma comédia na TV. O riso produz endorfina, substância relacionada ao prazer.

— Cultive relacionamentos. Quem o faz se sente mais forte em situações difíceis.

— Exponha-se ao sol, que dá energia e fortalece o sistema imunológico.

DICAS ESPECÍFICAS PARA O AMBIENTE DE TRABALHO

— Faça intervalos de 5 minutos durante o seu dia.
— Chegue ao trabalho 10 minutos adiantado.
— Não confunda competência com competição.
— Mantenha sua mesa limpa.
— Crie uma iluminação adequada.
— Exercite-se.
— Administre o seu tempo e atividades.
— Aprenda a dizer “Não”.
— Recompense a si mesmo.
— Almoce com amigos.
— Assuma uma postura afetiva.
— Conheça a si mesmo e, se estiver estressado, procure controlar-se.


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