TV e videogames aumentam o nível de estresse

Jornal Extra RJ

TV e videogames aumentam o nível de estresse; aprenda a relaxar a mente

Assistir TV à noite pode ajudar a aumentar o estresse em vez de relaxar.
Assistir TV à noite pode ajudar a aumentar o estresse em vez de relaxar. Foto: Angelo Antonio
Luiza Toschi

Assistir televisão à noite, durante o jantar, todo mundo sabe que não é uma boa ideia porque distrai da alimentação e pode fazer com que se coma mais. O problema de ver TV nesse horário, porém, vai além para quem tem a Sindrome da Pressa. Um novo estudo indica que, em vez de relaxar, o hábito ajuda a piorar a culpa e o estresse de quem chega em casa do trabalho e precisa descansar.

A pesquisa, realizada na Alemanha pela Universidade de Mainz e publicada no Journal of Communication, entrevistou 471 pessoas sobre o que faziam para espairecer depois do trabalho. Aquelas que escolhiam assistir TV ou jogar videogame neste momento do dia relataram se sentir culpadas em vez de relaxadas. Os pesquisadores notaram na fala dessas pessoas a ideia de que estas práticas as impediam de realizar outras tarefas mais importantes e, por isso, seriam um sinal de falha no controle dos próprios desejos. O relaxamento em frente à televisão perdia então seus efeitos positivos para a culpa de sucumbir a algo que não deveria ser feito.

— A ideia de que relaxar é uma perda de tempo está muito ligada à Sindrome da Pressa, que acontece com pessoas que estão acima dos seus limites de dedicação ao trabalho e não conseguem socializar ou descansar porque pensam nisso o tempo todo — explica o psicólogo clínico Lucio Emmanuel Novais, que atende no Centro Psicológico de Controle do Estresse e é diretor da Associação Brasileira de Estresse.

A Síndrome se instaura quando o indivíduo se submete a um esquema de trabalho massacrante, sem conseguir parar. A obsessão por produzir impede que se confie no relaxamento de assistir a um filme ou conversar com familiares.

— É como se ela não tivesse o poder de relaxar. Este pensamento não é funcional e tem a ver com ideias e expectativas não apenas em relação à rotina, mas também em relação ao descanso — diz.

 

Estar com a família em situações de prazer pode ajudar no relaxamento.
Estar com a família em situações de prazer pode ajudar no relaxamento. Foto: André Teixeira / O Globo

Dicas para relaxar a mente

O psicólogo Lucio Emmanuel explica que existe um ciclo vicioso de que é preciso ser capaz de trabalhar demais, mas que a única forma de não sucumbir ao estresse e ficar doente é interromper o processo. Veja as dicas do profissional para quem quer mudar de vida:

1) Repare na sua respiração

Ela deve estar curta e a musculatura toda travada. A hipoventilação dificulta no relaxamento e na desobsessão dos pensamentos. É preciso respirar fundo e acreditar que isso vai ajudar a aliviar as tensões e diminuir os ruídos. Faça dez respirações profundas, observando cada um dos estágios: inspiração, guardar o ar, expiração, aguardar para recomeçar.

2) Peça férias mentais

Nos momentos de relaxamento, recondicionas as emoções pensando em acontecimentos alegres ajuda a lembrar que a vida é mais do que as tarefas pendentes. Relembrar situações da infância, pensar no nascimento dos filhos, lembrar de passeios com a família pode ser a melhor estratégia para fazer o indivíduo se tocar do que realmente importa.

3) Usar a oposição ao pessimismo

É comum que nessas circunstâncias a mente fique girando em torno de pensamentos negativos como: “não vou conseguir relaxar”, “não posso me entregar ao sono”. Usar o “mas” nessas situações ajuda: “não consigo relaxar, mas outras pessoas conseguem” faz com que o indivíduo perceba que deve ter alguma coisa errada com os próprios exageros e busque conversar sobre o que está afligindo, que já é um belo passo.

4) Pratique atividades que realmente dêem prazer

Em vez de assistir aos programas de sempre, ver um filme que nunca deu tempo ou jogar o game preferido pode fazer o hábito ganhar da culpa pelo prazer, que é o principal motor do relaxamento.

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