Da Segurança Pública

MAPEAMENTO DE NIVEL DE QUALIDADE E VIDA, STRESS E FONTES DE STRESS OCUPACIONAL

Um dos serviços que o IPCS oferece é pesquisa de mapeamento de níveis de stress e fontes de stress ocupacional. No que se refere à qualidade de vida, o mapeamento é realizado em quatro áreas do viver: profissional, social, afetiva e saúde.

Sergipe e Tocantins:

O IPCS ganhou os processos de licitação para implantação de centros e programas de gerenciamento de stress e melhoria de qualidade de vida nas Secretarias de Segurança de vários estados, dentre eles, Tocantins e Sergipe, Os projetos tiveram participação de aproximadamente 5 mil servidores e foram concluídos com grande sucesso, conforme atestado de competência técnica aferido.

Ceará e Mato Grosso:

Em regime de inexigibilidade, o IPCS procedeu a mapeamento de stress, fontes estressoras no trabalho e qualidade de vida de servidores da Secretaria se Segurança Pública dos estados do Ceará e Mato Grosso. Em Mato Grosso, o IPCS desenvolveu um centro de gerenciamento do stress e melhoria de qualidade de vida.

Esses trabalhos foram realizados com a Policia Militar, Policia Civil, Bombeiros e Policia Técnica, além de com carcereiros, agentes penitenciários e servidores dos núcleos.

   Outros serviços desenvolvidos nas Secretarias de Segurança Publica:

  • Programa de Reinserção de Servidores: Levantamento das causas de afastamento dos servidores, análise da percepção que eles e o seu grupo tem quanto a sua reinserção no trabalho; elaboração de um programa de acompanhamento da recuperação e reinserção do servidor no trabalho.
  • Programa de Gerenciamento da Raiva para servidores da Segurança Pública.
  • Programa de controle de stress pós-traumático, incluindo mapeamento do índice de servidores atingidos.
  • Programa de capacitação de equipes de qualidade de vida, controle do stress, reinserção, stress pós-traumático.
  • Campanhas educativas sobre saúde mental, burnout, stress e hábitos de vida.
  • Capacitação da equipe da saúde e de qualidade de vida para manutenção dos programas implantados.