GESTAÇÃO

A gestação é uma etapa especial da vida da mulher. É o momento em que se está gerando um novo ser. Assim, seu bem-estar físico, emocional e social devem estar em harmonia. As tensões do dia-a-dia, do trabalho, das preocupações domésticas, da expectativa sobre o estado de saúde do bebê e de como vai ser o parto podem causar stress. Contudo, a utilização de estratégias para lidar com essas tensões podem ajudar a controlar o stress excessivo.

No decorrer da gravidez, o organismo sofre alterações físicas que geralmente são acompanhadas de mudanças no estado emocional. Isto é um processo individual e depende de cada gestante. Com o surgimento dos movimentos fetais, por exemplo, a mulher pode se sentir mais feliz e receptiva, pois sente que sua gravidez está se concretizando.

Da mesma forma que outras podem se sentir mais ansiosas e tensas ao saber que sua gestação está se desenvolvendo bem. Além disso, alguns sintomas são comuns em gestantes sob stress excessivo, tais como: irritabilidade; sensibilidade emotiva excessiva; sensação de desgaste físico constante; ansiedade; angústia; tensão e dificuldades sexuais, entre outros.

Algumas incertezas, medos e expectativas relacionadas à gestação e ao parto do bebê podem elevar o nível de stress. Deste modo, é muito importante que a futura mamãe aprenda a lidar com ele para que possa viver este momento com felicidade.

sem-capa

Eliana Aparecida Torrezan da Silva