BASE TEÓRICA

A BASE TEÓRICA DE NOSSOS CURSOS E ATENDIMENTOS:

TREC: Terapia Racional Emotiva Comportamental

A Terapia Racional Emotiva Comportamental (TREC), foi fundada pelo grande psicólogo americano Albert Ellis (1913 – 2007), foi precursora ao evidenciar a influência de processos cognitivos sobre sentimentos e comportamentos. Ellis propôs que as circunstâncias não perturbam as pessoas, mas as pessoas se perturbam por sua visão das mesmas. Quando a pessoa tem cognições irracionais, ilógicas ou desadaptivas sobre si mesmas ou sobre o mundo a seu redor, elas se tornam transtornadas e os problemas psicológicos ocorrem. O objetivo da psicoterapia nesta abordagem é reestruturar as crenças irracionais da pessoa de modo que ela tenha uma visão mais realista do mundo e das situações que ocorrem em sua vida.

É breve, objetiva e interativa. É voltada para a ação e resolução de problemas do viver de modo que leva o paciente a perceber e interpretar o mundo de modo mais coerente, racional e menos estressante.

Baseia-se no modelo ABCDE de Albert Ellis , sendo:

  • A – Evento: Alguma coisa acontece no ambiente a seu redor.
  • B – Crenças: A pessoa interpreta o evento de maneira X, portanto desenvolve uma crença sobre a situação.
  • C – Consequência: Ocorre uma resposta emocional baseada no modo como a situação foi  percebida, isto é, de acordo com o significado que foi dado ao evento.

O terapeuta, então, acrescenta o D e o E, que são:

  • D: mudança do modo de ver o evento quando esta interpretação está sendo fonte de angustia ou dificuldade.
  • E: reação ou comportamento mais adequado

 

A TREC oferece um número grande de técnicas e procedimentos a serem ensinados aos pacientes para que eles consigam ter uma vida mais tranquila e proveitosa. É importante ressaltar que, embora a terapia de comportamento racional emotiva utilize estratégias cognitivas para ajudar os clientes, ela também se concentra em emoções e comportamentos. A vida da pessoa que faz TCC fica mais leve, mais tranquila e o mundo se torna um palco mais positivo para a  vida acontecer.

QUEM FOI ALBERT ELLIS (1913-2007)

Albert Ellis nasceu em 27 de setembro de 1913, em Pittsburgh, na Pensilvânia. Sua mãe sofria de transtorno bipolar e ele acabou cuidando dos irmãos mais novos. A relação com o pai era distante. Formou-se na Universidade da Cidade de Nova York.  Muito tímido e retraído tinha dificuldade de estabelecer relacionamentos com o sexo oposto de modo que desenvolveu um método para se dessensibilizar frente a mulheres. Fez Mestrado em Psicologia Clínica na Universidade Columbia, (1943) e doutorado (1947). Seu primeiro interesse na psicologia foi sobre a sexualidade e se tornou influente nesta área na década de 60. No início da sua carreira atuou como psicanalista, mas logo começou a se sentir insatisfeito com a falta de progresso dos pacientes. Rompeu com a psicanalise e desenvolveu um modelo próprio de psicoterapia que chamou inicialmente de “Terapia Racional”. Com o passar do tempo, notou que o racional não era suficiente para a melhora dos pacientes e que o aspecto emocional tinha que ser incluído, assim mudou o nome do seu modelo para “Terapia Racional Emotiva”. Na sua busca por excelência entendeu que o componente comportamental também precisava ser considerado. Sua terapia hoje é conhecida como Terapia Racional Emotiva Comportamental (TREC). Existe um instituto com seu nome em Nova York que tem oferecido cursos internacionalmente, inclusive aqui no Instituto de Psicologia e Controle do Stress.

Ellis sofreu muitas críticas pelas suas ideias avançadas, mas acabou se tornando famoso por ser um dos pioneiros na identificação da importância das cognições para a saúde mental do ser humano. Ele é considerado um dos maiores nomes da Psicologia no mundo.
Morreu em 24 de julho de 2007.

 

O Instituto de Psicologia e Controle do Stress é pioneiro nesta abordagem no Brasil e nossos cursos se baseiam no modelo terapêutico de Albert Ellis.