Os Pilares do TCS

Os pilares do TCS incluem 3 que são considerados como medidas coadjuvantes e um que envolve ações mais profundas e fundamentais para o controle do stress. As medidas coadjuvantes são assim chamadas por se referirem à medidas direcionadas à redução da sintomatologia presente, são elas: relaxamento, atividade física e alimentação anti-stress. O pilar fundamental é a reestruturação cognitiva que visa a modificação de fatores internos, cognitivos, que eliciam ou que contribuem para a gênese do stress emocional. Todos os 4 pilares possuem base cientifica para sua inclusão no TCS.

 

Relaxamento: Quando estamos tensos precisamos de alguns momentos de descanso, a fim de nos recuperarmos do stress do dia. Este relaxamento pode ser  em forma de exercícios de respiração profunda, yoga, relaxamento muscular, música, filmes, bate papo ou leitura. O relaxamento ajuda a se eliminar o excesso de adrenalina produzida e  restabelece a homeostase interna do organismo.

 

Exercício físico: Quando exercitamos por 30 minutos ou mais, nosso corpo produz uma substância chamada “beta endorfina” que produz uma sensação de tranquilidade e de bem estar. Quando se está atravessando momentos difíceis o exercício físico seja ele ginástica, pular corda, caminhar, dançar, etc., nos ajuda a atingir uma sensação de bem estar e calma.

 

Alimentação: Durante momentos de stress, o organismo utiliza as reservas vitamínicas e de nutrientes que  possui para fazer face à adaptação que está sendo solicitado a fazer. É importante repor as energias, vitaminas e nutrientes que são utilizados nos momentos de maior stress, para tanto, deve incluir em sua rotina alimentar verduras, de preferência cruas ou só feitas no vapor, tais como: brócolis, chicória, acelga, alface, e outras verduras ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês.  Em caso de insônia (comum em momentos de  stress) ingerir um copo de leite antes de dormir ou acrescentar na alimentação gergelim, que é rico em cálcio e ajuda o sono.

 

Reestruturação Cognitiva:   Uma grande parte do stress vivenciado pelo ser humano é oriundo do seu modo de pensar, perceber e atuar no mundo ao seu redor. Medidas de reestruturação das cognições estressantes fazem parte do tratamento do stress, a fim de reduzir fatores emocionais catalizadores de emoções, potentes fontes de tensão e stress.

 

Empresas como a PIZER, Motorola, 3-M, Unilever, REPLAN ,dentre outras,  secretarias de segurança pública de Mato Grosso, Sergipe, Tocantins e Ceará estão entre os clientes do CPCS  que utilizam  o TCS.