Tipos de Cursos

Curso de Pós Graduação:

É oferecido nas modalidades de especialização e aperfeiçoamento.
1) Especialização: destina-se a graduados em cursos superiores, tendo por objetivo preparar especialistas em setores restritos das atividades acadêmicas e profissionais. Tem uma carga mínima de 360 horas-aula.
2) Aperfeiçoamento: tem o objetivo de atualizar e melhorar conhecimentos e técnicas de trabalho. Tem uma carga mínima de 180 horas-aula.

Cursos de Extensão:

Possui carga mínima de 30 horas-aula, não considerando o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extraclasse. É destinado a toda a comunidade, desde que o interessado atenda ao pré-requisito exigido pelo curso pleiteado.

Cursos de formação:

Os cursos de formação profissional, também denominados cursos livres ou profissionalizantes, são cursos de curta duração e que não precisam de uma aprovação por lei, podendo ser ministrados em sala de aula ou laboratório, a qualquer momento.
Esses cursos possuem como principal vantagem seu curto período (variando de 08 horas a 32 horas), focado em uma área específica de uma determinada profissão, capacitando e auxiliando no desenvolvimento do profissional, possibilitando também uma atualização na área em que atua ou pretende atuar, colaborando e aumentando as chances de sua inserção ou crescimento dentro do mercado de trabalho.

Workshop:

Seu objetivo é detalhar, aprofundar um determinado tema através de uma abordagem mais prática dada pela experiência vivencial e especializada de um facilitador. Normalmente possui um moderador e um ou mais expositores. Num workshop, coloca-se em prática alguma técnica que o facilitador esteja compartilhando (exposição), os participantes colocam a mão na massa em grupos (discussão) e ao seu final analisam os resultados (conclusão). Sua carga horária gira em torno de 4-8 horas, em um único dia.

Jornada:

São encontros de grupos profissionais, de âmbito regional, para discutir periodicamente, assuntos de interesse do grupo.