CURSOS

Aperfeiçoamento

Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Clínica

CARGA HORÁRIA TOTAL:
  • 204 horas
FORMATO:
  • Presencial ou Online
PÚBLICO-ALVO:
  • Psicólogos e psiquiatras com foco em prática clínica
INVESTIMENTO:

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OBJETIVO GERAL DO CURSO:

Capacitar o profissional para a atuação clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), proporcionando uma sólida base teórica e o desenvolvimento de habilidades clínicas avançadas. O curso aborda desde os fundamentos da TCC até a aplicação prática supervisionada, com ênfase no tratamento de transtornos emocionais, comportamentais, transtornos de personalidade, stress e adaptações para crianças e adolescentes.

1Módulo 1: Fundamentos da Terapia Cognitiva (22 horas)
OBJETIVO:
  • Introduzir os conceitos básicos e as bases teóricas da TCC.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Conceituação da Terapia Cognitiva – Seu Surgimento e Evolução:
  • Bases que fundamentam a TCC e Neobehaviorismo
  • A Terapia Cognitiva no Brasil
  • A Terceira Onda

Terapia Cognitiva:
  • Análise Funcional
  • A Terapia Cognitiva de Beck
  • A Terapia Racional Emotiva Comportamental

Atuação do Terapeuta em TCC:
  • Ética na TCC
  • Relação Terapêutica (postura e atuação do terapeuta cognitivo frente ao paciente)
2Módulo 2: Pré-Requisitos para o Atendimento em TCC (20 horas)
OBJETIVO:
  • Desenvolver habilidades essenciais para o atendimento clínico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Função, Postura e Atuação do Terapeuta Cognitivo-Comportamental:
  • Função, postura e atuação do terapeuta

Avaliação em TCC e Quadro Diagnóstico Integrado:
  • Bases para elaboração de um plano terapêutico adequado
  • Avaliação em Terapia Cognitivo-Comportamental
  • Diagnóstico integrado (conceitualização de caso clínico – abrangendo crianças, adolescentes e adultos)

Disfunções Cognitivas e Técnicas de Albert Ellis:
  • Noção de crenças irracionais
  • Técnicas da Terapia Racional-Emotiva Comportamental

Mudança, Resistência à Mudança e Valores na TCC:
  • Processos de mudança e resistência
  • Papel dos valores no processo terapêutico

Uso de Metáforas na TCC:
  • Conceituação e função terapêutica das metáforas
  • Aplicação prática das metáforas na TCC
3Módulo 3: TCC Aplicada às Disfunções Cognitivas e Emocionais (36 horas)
OBJETIVO:
  • Capacitar o profissional para tratar transtornos emocionais e comportamentais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Principais Técnicas Utilizadas na TCC:
  • Função, postura e atuação do terapeuta

Técnicas comportamentais (primeira onda)
  • Técnicas cognitivas (segunda onda)
  • Técnicas contextuais (terceira onda)

Aplicação da TCC em Transtornos de Personalidade:
  • Grupo A: Transtorno de Personalidade Paranoide, Esquizotípica, Esquizoide
  • Grupo B: Transtorno de Personalidade Antissocial, Borderline, Narcisista, Histriônica
  • Grupo C: Transtorno de Personalidade Evitativa, Dependente, Obsessivo-Compulsiva

TCC em Transtornos Depressivos e Transtorno Bipolar:
  • Transtorno Depressivo Maior
  • Transtorno Depressivo Persistente (distimia)
  • Transtorno Bipolar

TCC em Transtornos de Ansiedade:
  • Transtorno de Pânico e agorafobia
  • Fobia Específica e Transtorno de Ansiedade Generalizada
  • Transtorno de Ansiedade Social e outros

TCC em Transtornos Relacionados a Substâncias e Aditivos:
  • Transtornos relacionados a substâncias
  • Dependência de internet
  • Comportamentos de compra e jogo compulsivos

TCC Aplicada a Diferentes Transtornos:
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo e correlatos
  • Transtornos Alimentares
  • Disfunções Sexuais

4Módulo 4: TCC Aplicada às Disfunções Psicofisiológicas (Stress) (12 horas)
OBJETIVO:
  • Ensinar estratégias para gerenciar o stress e suas manifestações psicofisiológicas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Conceituação e Diagnóstico do Stress Emocional:
  • Psicologia da Saúde e mudanças de hábitos de vida
  • Modelo quadrifásico do stress e stress pós-traumático
  • Avaliação do stress em adultos e crianças; teoria de temas de vida

Consequências do Stress Excessivo e Tratamento:
  • Manifestações psicofisiológicas do stress: hipertensão arterial essencial, psoríase, vitiligo, úlceras raiva
  • Stress no mundo corporativo
  • Psicofarmacologia e treino psicológico de controle do stress
5Módulo 5: A Aplicabilidade da TCC com Crianças e Adolescentes (24 horas)
OBJETIVO:
  • Ensinar adaptações da TCC para crianças e adolescentes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Transtornos na Infância:
  • Enurese e Encoprese
  • Depressão Infantil
  • Aplicação da TCC para TDAH em crianças

Educação Afetiva e Prevenção de Farmacodependência:
  • Conceitos e práticas de educação afetiva
  • Identificação de comportamentos de risco e prevenção

Aspectos da Adolescência:
  • Bullying e Cyberbullying
  • Sexualidade na adolescência

TREC com Crianças:
  • Conceitos e etapas da Terapia Racional-Emotiva Comportamental na infância
  • Estudo de caso clínico

Orientação de Pais:
  • Relação entre pais e filhos na infância e adolescência
  • Estratégias para comunicação saudável
6Módulo Prático: Prática Clínica Supervisionada (90 horas)
OBJETIVO:
  • Oferecer prática clínica supervisionada para aplicação dos conceitos teóricos, desenvolvendo habilidades clínicas avançadas em TCC.

ESTRUTURA DO MÓDULO PRÁTICO:
1. Atendimento Clínico (22 horas):
  • Realização de atendimentos clínicos (individual ou em grupo) com pacientes reais, sob supervisão.

2. Elaboração de Relatórios (22 horas):
Desenvolvimento de relatórios detalhados sobre os casos atendidos, incluindo:
  • Avaliação inicial e conceitualização do caso
  • Planejamento terapêutico
  • Intervenções realizadas
  • Resultados e reflexões clínicas

3. Supervisão Clínica (46 horas):
Supervisão direta dos atendimentos realizados, com feedback individualizado e discussão de casos clínicos.

Temas abordados:
  • Planejamento terapêutico em TCC
  • Adaptação de intervenções ao perfil do paciente
  • Resolução de dificuldades na prática clínica
METODOLOGIA GERAL
  • Aulas Teóricas: Exposição dos conteúdos programáticos de cada módulo.
  • Estudo de Casos: Discussão de casos clínicos reais para consolidar a teoria.
  • Prática Clínica Supervisionada: Realização de atendimentos com pacientes reais e feedback sistemático. 
CERTIFICADO:

Os alunos receberão o certificado de conclusão do curso, desde que cumpram os seguintes critérios:

  1. Frequência mínima de 75% da carga horária total.
  2. Entrega de relatórios de prática clínica (casos atendidos e conceitualização dos casos).
  3. Avaliação contínua com feedback sistemático sobre o desempenho durante os módulos.
  4. Pagamento integral de todas as parcelas.
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