parallax background
ESPECIALIZAÇÃO

Cursos



Desde 2001, há mais de 20 anos, o IPCS oferece, com sucesso, cursos conceituados de pós-graduação lato sensu, sendo um dos primeiros a oferecer especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental. O Instituto foi o primeiro a enfocar a Terapia Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis, no Brasil. A Terapia Comportamental-Cognitiva (TCC) é a base do tratamento do stress emocional no IPCS e, por essa razão, é relevante que possamos oferecer cursos de especialização nessa área.


  • 2005

    A oferta de cursos iniciou-se em 2005. Mais de 600 alunos já concluíram nossa pós-graduação lato sensu.
  • 2008

    A partir de 2008, o IPCS contou com o credenciamento do Conselho Federal de Psicologia (CFP) para ministrar cursos de pós-graduação lato sensu em TCC.
  • 2015

    Em 2015, quando expirou o recredenciamento dos nossos cursos junto ao Conselho Federal de Psicologia, esse havia deixado de poder credenciar cursos, assim sendo, o IPCS firmou parceria com a Faculdade Afirmativo, de Cuiabá.
  • 2016

    Desde 2016, essa parceria está ocorrendo com sucesso. Chegou, no entanto, o momento para que o IPCS continuasse em seu percurso de desenvolvimento, razão pela qual se está objetivando o credenciamento junto ao MEC.
  • 2019

    Nossas turmas são pequenas, oferecendo supervisão clínica em todas as aulas.
  • 2020

    Cursos de especialização, atualização, extensão universitária e mini cursos são oferecidos on-line com os mesmos critérios de excelência dos presenciais. Em 2020, 95 alunos cursaram a pós-graduação em TCC.
Os professores dos cursos são psicólogos clínicos ou de áreas afins que atuam clinicamente dentro da TCC.
Os alunos egressos mantêm contato com o IPCS e mencionam aplicar, em sua prática clínica, os ensinamentos dos cursos que foram ministrados pela instituição.
 
Embora haja uma necessidade expressiva dos profissionais se aprofundarem na TCC, considerando a grande eficácia e rapidez no tratamento de doenças físicas e mentais, há poucos cursos em TCC no Brasil e nenhum CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO, além do que o IPCS oferece na abordagem Racional Emotiva Comportamental (TREC) - que foi a primeira das terapias cognitivas a ser desenvolvida.
O IPCS, ciente da necessidade de profundo treinamento dos seus docentes na área de oferecimento de seus cursos, convida, para ministrar cursos e treinamentos no Brasil, profissionais de renome do próprio Instituto Albert Ellis dos EUA e de outros países, tais como:

 
Kristine Doyle

diretora do Instituto Albert Ellis de Nova York
Windy Dryden
Instituto Albert Ellis de Nova Iorque.
Mark Terjensen
Instituto Albert Ellis de Nova Iorque
Natalia Ferrero
Centro Psicotrec de Lima Instituto Albert Ellis do Peru
Julio Adolfo Obst Camerini
CATREC , Instituto Albert Ellis da Argentina
Pedro Reyes Mispireta
Director de ITRE. Instituto de Terapia Racional.
María Celeste Airaldi
Sensorium - Instituto Albert Ellis do Paraguay
Ricardo Rodriguez Biglieri
Universidade de Buenos Aires da Argentina.
 
CORPO DOCENTE

Equipe



Drª Marilda Emmanuel
Novaes Lipp

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Psicóloga pela American University. Mestre e PhD. pela George Washington University. Pós-doutorado em Stress Social, no National Institute of Health, dos EUA. Presidente Emérita da Associação Brasileira de Stress. Membra do Conselho Científico da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida). Diretora presidente do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS). Membra da Academia Paulista de Psicologia, onde ocupa a cadeira número 7 – Oscar Freire.
Foi Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (2015-2019). Tem vasta experiência na área de stress e qualidade de vida no Brasil, Estados Unidos, China e Europa. É autora/coautora de 27 livros sobre stress e mais de 100 artigos científicos. Conduz pesquisas e treinamentos, profere palestras e assessora algumas das maiores empresas do Brasil nas áreas de stress, produtividade, bem-estar e qualidade de vida. Responsável científica pela implantação de programas de controle do stress nas Secretarias de Segurança Pública dos Estados de Mato Grosso, Sergipe, Ceará e Tocantins.

CURRÍCULO COMPLETO
 

Poliana
da Silva Pizzolio

COORDENAÇÃO DE CURSOS

Graduada em Pedagogia, pela FUNEPE (2013). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na UNITTÁ (2018). Possui experiência em Educação Infantil (0 a 4 anos), no período de 2013 a 2015.

Coordenadora Pedagógica do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS): formadora de corpo docente, captura de novos alunos, responsável pela harmonia entre alunos, professores e instituição, desde 2015 até o momento.

CURRÍCULO COMPLETO

Buy now