CURSOS

Especialização

Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Clínica

OS OBJETIVOS SÃO:

Preparar profissionais para intervenções aplicadas às disfunções cognitivas e psicofisiológicas, capacitando-os no uso de procedimentos clínicos baseados conceitualmente na terapia cognitiva e dentro de um referencial ético explícito.

  • Instrumentalizar o aluno para o atendimento baseado no referencial teórico da terapia cognitiva. A ênfase será colocada nos princípios da Teoria Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis.
  • Levar ao aluno uma maior compreensão das várias interfaces que compõem a vida humana, percebendo o indivíduo de modo integrado e a influência dos quadros psicopatológicos em seu desenvolvimento.
  • Apresentar e aprofundar as intervenções psicológicas, específicas e atuais, de acordo com a complexidade que cada caso requeira, enfatizando a importância de compreender o fenômeno do Stress e do uso dos conceitos e procedimentos da terapia cognitiva para seu tratamento.
NOSSOS DIFERENCIAIS:
  • Desde 2005, com mais de 600 alunos formados;
  • Único curso com módulo sobre Stress Emocional do mercado;
  • Curso certificado pelo MEC, por entidade parceira;
  • Professores certificados em Terapia Comportamental-Cognitiva, pela FBTC.

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PÚBLICO ALVO:
  • Psicólogos e Psiquiatras

 

TURMAS:
  • Online: 100% digital, Conteúdo EAD, mais uma aula ao vivo (videoconferência) por mês (sábado), onde acontece as supervisões clínicas e revisões. (Duração de dois anos).
  • Presencial: Mensal (Sábado) em Campinas (Duração de dois anos).
  • Presencial: Quinzenal (Sábado) em Campinas (Duração de um ano).

 

VAGAS:
  • Vagas Limitadas.
INVESTIMENTO:

PERÍODOCAMPINASINVESTIMENTO
Mensal Online31/05/202524 parcelas de R$ 580,00*
Mensal Presencial22/03/202524 parcelas de R$ 700,00* ou 26 parcelas de R$ 647,00*
Quinzenal Presencial22/03/202514 parcelas de R$ 1.200,00*
* + Inscrição R$150,00
*Para pagamentos realizados na data de vencimento do boleto.

ESTRUTURA DO CURSO:

O curso foi estruturado de modo a propiciar ao aluno a construção da aprendizagem de modo contínuo e sistemático e inclui:

  • Disciplinas teóricas;
  • Prática, realizada através de atendimento clínico;
  • Supervisão clínica;
  • Artigo Científico de conclusão de curso;
  • Atividades Complementares;

 

CARGA HORÁRIA:
  • 360 horas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1Prática Clínica (180 Horas)

180 horas (44 horas de Atendimento Clínico + 44 horas para elaboração de relatório + 92 horas de Supervisão).
2Fundamentos da Terapia Cognitiva (22 horas)

Conceituação da Terapia Cognitiva: Seu Surgimento e Evolução:
• Bases que fundamentam a TCC e Neobehaviorismo;
• A Terapia Cognitiva no Brasil;
• A Terceira Onda.

Terapia Cognitiva:
• Análise Funcional;
• A Terapia Cognitiva de Beck;
• A Terapia Racional Emotiva Comportamental.

Atuação do Terapeuta em TCC:
• Ética na TCC;
• Relação Terapêutica (postura e atuação do terapeuta cognitivo frente ao paciente).
3Metodologia de Pesquisa (52 Horas, 22 Horas de Aulas e Orientação e 30 Horas para Elaboração da Monografia/Artigo Científico)

Pesquisa Científica:
• Ética em pesquisa e a pesquisa com seres humanos;
• Métodos de investigação: tipos de pesquisa;
• Leitura, análise e interpretação de textos científico.

Elaboração de Textos Científicos: Projetos de Pesquisa:
• Definição de problema, objetivos e levantamento de hipóteses;
• A pesquisa bibliográfica;
• O método de pesquisa: escolha do delineamento.

Elaboração do Artigo Científico:
• Escolha do tema e objetivos;
• A escrita científica;
• Elaboração e Apresentação do trabalho.
4Pré-Requisitos para o Atendimento em Tcc (20 Horas)

Função, a Postura e Atuação do Terapeuta Cognitivo-Comportamental Frente ao Paciente:
• Função do Terapeuta Cognitivo-Comportamental;
• Postura do Terapeuta Cognitivo-Comportamental;
• Atuação do Terapeuta Cognitivo-Comportamental.

Avaliação em TC e o Quadro Diagnóstico Integrado: de Crianças, Adolescentes e Adultos (Conceitualização de Caso Clínico):
• Bases para a elaboração de um plano terapêutico adequado;
• Avaliação em Terapia Cognitivo-Comportamental;
• Diagnóstico integrado (conceitualização do caso).

Disfunções Cognitivas: Noção de Crenças Irracionais e de Técnicas de Albert Ellis:
• Terapia Racional-Emotiva Comportamental;
• Crenças irracionais;
• Técnicas da Terapia Racional-Emotiva Comportamental.

Mudança, Resistência à Mudança e Valores na Terapia Cognitivo-Comportamental:
• Mudança em Terapia Cognitivo-Comportamental;
• Resistência à mudança em Terapia Cognitivo-Comportamental;
• A Terapia Cognitivo-Comportamental e os valores.

O Uso de Metáforas na Terapia Cognitivo-Comportamental:
• Conceituação de metáforas;
• Função terapêutica das metáforas;
• O uso das metáforas na Terapia Cognitivo-Comportamental.
5A TCC Aplicada às Disfunções Cognitivas e Emocionais (36 Horas)

Principais Técnicas Utilizadas na Terapia Cognitiva Comportamental:
• Técnicas comportamentais (primeira onda);
• Técnicas cognitivas (segunda onda);
• Técnicas contextuais (terceira onda).

A TCC Aplicada aos Transtornos de Personalidade:
• Transtornos de Personalidade do Grupo A (Transtorno de Personalidade Paranoide, Transtorno de Personalidade Esquizotípica, Transtorno de Personalidade Esquizoide);
• Transtornos de Personalidade do Grupo B (Transtorno de Personalidade Antissocial, Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno de Personalidade Narcisista, Transtorno de Personalidade Histriônica);
• Transtornos de Personalidade do Grupo C (Transtorno de Personalidade Evitativa, Transtorno de Personalidade Dependente, Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsiva).

A TCC Aplicada aos Transtornos Depressivos e ao Transtorno Bipolar:
• Transtorno Depressivo Maior;
• Transtorno Depressivo Persistente (distimia);
• Transtorno Bipolar.

A TCC Aplicada aos Transtornos de Ansiedade:
• Transtorno de Pânico e agorafobia;
• Fobia Específica e Transtorno de Ansiedade Generalizada;
• Transtorno de Ansiedade Social e outros.

A TCC Aplicada aos Transtornos Relacionados a Substância e Transtornos Aditivos:
• Transtornos relacionados a substâncias;
• Dependência de internet;
• Comprar e jogar compulsivos.

A TCC Aplicada a Diferentes Transtornos:
• Transtorno Obsessivo Compulsivo e transtornos relacionados;
• Transtornos Alimentares;
• Disfunções sexuais.
6A TCC Aplicada às Disfunções Psicofisiológicas (12 Horas)

Conceituação e Diagnostico do Stress Emocional:
• Psicologia da Saúde e mudanças de hábitos de vida;
• O modelo quadrifásico do stress e o stress pós-traumático;
• A avaliação do stress em adultos e em crianças e a teoria de temas de vida.

Consequências do Stress Excessivo e seu Tratamento:
• O stress e suas manifestações psicofisiológicas: hipertensão arterial essencial, psoríase, vitiligo, úlceras raiva;
• Stress no mundo corporativo;
• Psicofarmacologia e o treino psicológico de controle do stress.
7A Aplicabilidade da TCC com Crianças, Adolescentes (24 Horas)

Transtornos na Infância:
• Enurese e Encoprese;
• Depressão Infantil;
• A TCC aplicada a TDAH em crianças.

A Educação Afetiva e a Prevenção de Farmacodependência:
• Educação Afetiva;
• Comportamentos de risco para a farmacodependência;
• Educação Afetiva e Prevenção de Farmacodependência.

Adolescência:
• Bullying;
• Cyberbullying;
• Sexualidade.

TREC com Crianças:
• TREC na infância;
• Etapas da TREC;
• Caso Clínico.

Orientação de Pais:
• Relação entre pais e filhos – infância;
• Relação entre pais e filhos – adolescência;
• Comunicação saudável.
8Atividades Complementares (14 Horas)

As atividades complementares estão implantadas na estrutura do currículo pedagógico do curso, como componente do histórico escolar e compreendem encontros ao vivo on line com professores de cada disciplina sobre os assuntos abordados em cada módulo.

O objetivo destas atividades é fornecer ao aluno contato amplo com a teoria e a prática, promovendo contato com atividades que um especialista em psicologia poderá vir a desenvolver no exercício de sua profissão. As atividades complementares são, portanto, componentes curriculares enriquecedores, tendo como requisito a participação ativa do aluno não pratica da Psicologia.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

Aos alunos serão recomendadas atividades de acordo com a oportunidade e seu interesse. Inclusive atividades comunitárias visando à prevenção e controle do stress no Dia Nacional do Combate ao Stress e Jornadas.

RESPONSABILIDADE SOCIAL:

Todos têm o direito de conseguir tratamento psicológico, quando necessitam, independentemente de sua condição social, econômica e idade. Por conta disso, o IPCS oferece este tratamento, realizado pelos alunos de pós graduação de nossos cursos, supervisionado pelos professores, de forma online e presencial em sua Matriz Campinas.

INFRA-ESTRUTURA FÍSICA:

O IPCS conta com uma confortável estrutura para receber os alunos. Na Matriz Campinas disponibilizamos biblioteca especializada em TCC, com acervo de livros e revistas científicas, acesso a banco de dados, salas de atendimento para os pacientes (quando necessário) e equipamentos audiovisuais (computador, projetor e equipamento de som).

CERTIFICADO:

Receberão certificados os participantes que concluírem o curso com aproveitamento presencial mínimo de 75% em cada disciplina.

  1. Atendimento de pelo menos um paciente na abordagem comportamental-cognitivo;
  2. Entrega e apresentação do relatório de atendimento;
  3. Participação nas atividades complementares;
  4. Entrega e apresentação do Artigo Científico;
  5. A avaliação será contínua, com feedback sistemático quanto ao desempenho do aluno no decorrer do módulo;

Curso atende todos os pré-requisitos do CFP, certificado pelo MEC.*