CURSOS

Especialização



 

Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Clínica



Os objetivos são:
Preparar profissionais para intervenções aplicadas às disfunções cognitivas e psicofisiológicas, capacitando-os no uso de procedimentos clínicos baseados conceitualmente na terapia cognitiva e dentro de um referencial ético explícito.

 
 
  • Instrumentalizar o aluno para o atendimento baseado no referencial teórico da terapia cognitiva. A ênfase será colocada nos princípios da Teoria Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis.

  • Levar ao aluno uma maior compreensão das várias interfaces que compõem a vida humana, percebendo o indivíduo de modo integrado e a influência dos quadros psicopatológicos em seu desenvolvimento.

  • Apresentar e aprofundar as intervenções psicológicas, específicas e atuais, de acordo com a complexidade que cada caso requeira, enfatizando a importância de compreender o fenômeno do Stress e do uso dos conceitos e procedimentos da terapia cognitiva para seu tratamento.

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    PÚBLICO ALVO:
    Psicólogos e Psiquiatras.

    TURMAS:
    100% digital, sendo que cada disciplina contará com uma aula ao vivo on-line e a supervisão clinica será realizada ao vivo online.

    VAGAS:
    Vagas Limitadas.

     
     

    TABELA DAS TURMAS E DE VALORES
     
     
    PERÍODONACIONAL On-LineINVESTIMENTO
    Mensal13/08/202224 parcelas de R$380,00*
    * + Inscrição R$150,00
    * Para pagamentos realizados na data de vencimento do boleto.
     
     

    ESTRUTURA DO CURSO:
    O curso foi estruturado de modo a propiciar ao aluno a construção da aprendizagem de modo contínuo e sistemático e inclui:
  • Disciplinas teóricas;
  • Prática, realizada através de atendimento clínico;
  • Supervisão clínica ao vivo online;
  • Artigo Científico de conclusão de curso;
  • Atividades Complementares;

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
  • Prática Clínica (180 horas, 44 horas de Atendimento Clínico + 44 horas para elaboração de relatório 92 horas de Supervisão). A prática se constituirá no atendimento de pelo menos um paciente dentro da abordagem cognitiva e supervisão clínica durante o período em que o curso estiver sendo oferecido.

    1. FUNDAMENTOS DA TERAPIA COGNITIVA (22 HORAS):
    2. Conceituação da Terapia Cognitiva: Seu Surgimento e Evolução:

      • Bases que fundamentam a TCC e Neobehaviorismo;
      • A Terapia Cognitiva no Brasil;
      • A Terceira Onda .

      Terapia Cognitiva:

      • Análise Funcional;
      • A Terapia Cognitiva de Beck;
      • A Terapia Racional Emotiva Comportamental.

      Atuação do Terapeuta em TCC:

      • Ética na TCC;
      • Relação Terapêutica (postura e atuação do terapeuta cognitivo frente ao paciente).

    3. METODOLOGIA DE PESQUISA (52 HORAS, 22 HORAS DE AULAS E ORIENTAÇÃO E 30 HORAS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA/ARTIGO CIENTÍFICO):
    4. Pesquisa Científica:

      • Ética em pesquisa e a pesquisa com seres humanos;
      • Métodos de investigação: tipos de pesquisa;
      • Leitura, análise e interpretação de textos científico.

      Elaboração de Textos Científicos: Projetos de Pesquisa:

      • Definição de problema, objetivos e levantamento de hipóteses;
      • A pesquisa bibliográfica;
      • O método de pesquisa: escolha do delineamento.

      Elaboração do Artigo Científico:

      • Escolha do tema e objetivos;
      • A escrita científica;
      • Elaboração e Apresentação do trabalho.

    5. PRÉ-REQUISITOS PARA O ATENDIMENTO EM TCC (20 HORAS):
    6. Função, a Postura e Atuação do Terapeuta Cognitivo-Comportamental Frente ao Paciente:

      • Função do Terapeuta Cognitivo-Comportamental;
      • Postura do Terapeuta Cognitivo-Comportamental;
      • Atuação do Terapeuta Cognitivo-Comportamental.

      Avaliação em TC e o Quadro Diagnóstico Integrado: de Crianças, Adolescentes e Adultos (Conceitualização de Caso Clínico):

      • Bases para a elaboração de um plano terapêutico adequado;
      • Avaliação em Terapia Cognitivo-Comportamental;
      • Diagnóstico integrado (conceitualização do caso).

      Disfunções Cognitivas: Noção de Crenças Irracionais e de Técnicas de Albert Ellis:

      • Terapia Racional-Emotiva Comportamental;
      • Crenças irracionais;
      • Técnicas da Terapia Racional-Emotiva Comportamental.

      Mudança, Resistência à Mudança e Valores na Terapia Cognitivo-Comportamental:

      • Mudança em Terapia Cognitivo-Comportamental;
      • Resistência à mudança em Terapia Cognitivo-Comportamental;
      • A Terapia Cognitivo-Comportamental e os valores.

      O Uso de Metáforas na Terapia Cognitivo-Comportamental:

      • Conceituação de metáforas;
      • Função terapêutica das metáforas;
      • O uso das metáforas na Terapia Cognitivo-Comportamental.

    7. A TCC APLICADA ÀS DISFUNÇÕES COGNITIVAS E EMOCIONAIS (36 HORAS):
    8. Principais Técnicas Utilizadas na Terapia Cognitiva Comportamental:

      • Técnicas comportamentais (primeira onda);
      • Técnicas cognitivas (segunda onda);
      • Técnicas contextuais (terceira onda).

      A TCC Aplicada aos Transtornos de Personalidade:

      • Transtornos de Personalidade do Grupo A (Transtorno de Personalidade Paranoide, Transtorno de Personalidade Esquizotípica, Transtorno de Personalidade Esquizoide);
      • Transtornos de Personalidade do Grupo B (Transtorno de Personalidade Antissocial, Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno de Personalidade Narcisista, Transtorno de Personalidade Histriônica);
      • Transtornos de Personalidade do Grupo C (Transtorno de Personalidade Evitativa, Transtorno de Personalidade Dependente, Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsiva).

      A TCC Aplicada aos Transtornos Depressivos e ao Transtorno Bipolar:

      • Transtorno Depressivo Maior;
      • Transtorno Depressivo Persistente (distimia);
      • Transtorno Bipolar.

      A TCC Aplicada aos Transtornos de Ansiedade:

      • Transtorno de Pânico e agorafobia;
      • Fobia Específica e Transtorno de Ansiedade Generalizada;
      • Transtorno de Ansiedade Social e outros.

      A TCC Aplicada aos Transtornos Relacionados a Substância e Transtornos Aditivos:

      • Transtornos relacionados a substâncias;
      • Dependência de internet;
      • Comprar e jogar compulsivos.

      A TCC Aplicada a Diferentes Transtornos:

      • Transtorno Obsessivo Compulsivo e transtornos relacionados;
      • Transtornos Alimentares;
      • Disfunções sexuais.

    9. A TCC APLICADA ÀS DISFUNÇÕES PSICOFISIOLÓGICAS (12 HORAS):
    10. Conceituação e Diagnostico do Stress Emocional:

      • Psicologia da Saúde e mudanças de hábitos de vida;
      • O modelo quadrifásico do stress e o stress pós-traumático;
      • A avaliação do stress em adultos e em crianças e a teoria de temas de vida.

      Consequências do Stress Excessivo e seu Tratamento:

      • O stress e suas manifestações psicofisiológicas: hipertensão arterial essencial, psoríase, vitiligo, úlceras raiva;
      • Stress no mundo corporativo;
      • Psicofarmacologia e o treino psicológico de controle do stress.

    11. A APLICABILIDADE DA TCC COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES (24 HORAS):
    12. Transtornos na Infância:

      • Enurese e Encoprese;
      • Depressão Infantil;
      • A TCC aplicada a TDAH em crianças.

      A Educação Afetiva e a Prevenção de Farmacodependência:

      • Educação Afetiva;
      • Comportamentos de risco para a farmacodependência;
      • Educação Afetiva e Prevenção de Farmacodependência.

      Adolescência:

      • Bullying;
      • Cyberbullying;
      • Sexualidade.

      TREC com Crianças:

      • TREC na infância;
      • Etapas da TREC;
      • Caso Clínico.

      Orientação de Pais:

      • Relação entre pais e filhos – infância;
      • Relação entre pais e filhos – adolescência;
      • Comunicação saudável.

    13. ATIVIDADES COMPLEMENTARES (14 HORAS):
    14. As atividades complementares estão implantadas na estrutura do currículo pedagógico do curso, como componente do histórico escolar e compreendem encontros ao vivo on line com professores de cada disciplina sobre os assuntos abordados em cada módulo.

      O objetivo destas atividades é fornecer ao aluno contato amplo com a teoria e a prática, promovendo contato com atividades que um especialista em psicologia poderá vir a desenvolver no exercício de sua profissão. As atividades complementares são, portanto, componentes curriculares enriquecedores, tendo como requisito a participação ativa do aluno não pratica da Psicologia.


  • CERTIFICADO:
  • Receberão certificados os participantes que concluírem o curso com aproveitamento presencial mínimo de 75% em cada disciplina;
    • Atendimento de pelo menos um paciente na abordagem comportamental-cognitivo;
    • Entrega e apresentação do relatório de atendimento;
    • Participação nas atividades complementares;
    • Entrega e apresentação do Artigo Científico;
    • A avaliação será contínua, com feedback sistemático quanto ao desempenho do aluno no decorrer do módulo;
    *Curso atende todos os pré-requisitos do CFP, certificado pelo MEC.

     
     


    CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

    Terapia Cognitivo-Comportamental



    O objetivo dos Cursos de Especialização, do IPCS, é capacitar profissionais, através de uma base teórico-prático consistente, a trabalhar dentro do referencial teórico cognitivo-comportamental da Teoria Racional Emotiva Comportamental, de Albert Ellis. Visa possibilitar a compreensão das técnicas e preparar os alunos a executarem suas funções com conhecimento profundo da teoria e dos procedimentos práticos dessa abordagem, dentro dos conceitos éticos pertinentes. Preparando-os para intervenções aplicadas às disfunções cognitivas e psicofisiológicas.

     
     
    NOSSOS DIFERENCIAIS:
  • Desde 2005, com mais de 600 alunos formados;
  • Único curso com módulo sobre Stress Emocional do mercado;
  • Curso certificado pelo MEC, por entidade parceira;
  • Professores certificados em Terapia Comportamental-Cognitiva, pela FBTC.

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    PÚBLICO ALVO:
    Psicólogos e Psiquiatras. Excepcionalmente poderá se aceitar outros profissionais da área de saúde, com o registro no seu respectivo conselho de classe para atuarem dentro de suas respectivas áreas de formação.

    TURMAS:
    Abertura de turmas semestrais e anuais conforme demanda existente.

    VAGAS:
    Mínimo 9 alunos (Campinas e São Paulo).

     
     

    TABELA DAS TURMAS E DE VALORES
     
     
    PERÍODOCAMPINAS PresencialINVESTIMENTO
    Semanal22/03/202315 parcelas de R$1.120,00*
    Quinzenal - Especialização de 504 horas15/10/202228 parcelas de R$600,00*
    * + Inscrição R$150,00
    * Para pagamentos realizados na data de vencimento do boleto
     
     

    ESTRUTURA DO CURSO:
    O curso foi estruturado de modo a propiciar ao aluno a construção da aprendizagem de modo contínuo e sistemático e inclui:

  • Disciplinas teóricas;
  • Prática, realizada através de atendimento clínico;
  • Supervisão clínica;
  • Artigo Científico de conclusão de curso;
  • Atividades Complementares.

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
  • 1. Fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental e princípios da Terapia Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis:

    • Conceituação da Terapia Cognitivo-Comportamental: seu surgimento e evolução;
    • Diferenças e similaridades nos enfoques neo-behavioristas;
    • Princípios básicos da terapia comportamental;
    • Terapia Cognitiva – Aaron Beck;
    • A Terapia Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis;
    • Modelo A – B – C;
    • A Terceira Onda: terapia cognitiva no presente;
    • A função, a postura e atuação do terapeuta cognitivo-comportamental frente ao paciente. TCC e valores;
    • A arte de ser um bom psicoterapeuta;
    • A ética na TCC. Ser capaz de atuar clinicamente com ética e com uma postura terapêutica adequada

    2. Avaliação e técnicas de atendimento em TCC:

    • Empatia;
    • A avaliação em TCC e o quadro diagnóstico integrado: de crianças, adolescentes e adultos: testes mais utilizados;
    • Análise funcional do comportamento;
    • Disfunções cognitivas e avaliação das crenças irracionais;
    • Pensamentos enlouquecedores;
    • Formulação de Caso Clínico;
    • A reestruturação cognitiva;
    • Mudança e resistência à mudança;
    • Metáforas e técnicas e técnicas vivenciais;
    • Prática no uso do DSM-V;
    • O Componente emocional da TREC;
    • O Componente Comportamental na TREC.

    3. Disfunções cognitivas e emocionais aplicadas a adultos:

    • TREC com Adultos;
    • Como trabalhar o Componente emocional da TREC;
    • Como trabalhar o Componente Comportamental na TREC;
    • Treino de habilidades sociais;
    • Treino cognitivo da raiva;
    • A TCC aplicada a disfunções sexuais;
    • A TCC e a prevenção de recaída;
    • Dependência: Farmacodependência e Tabagismo em adultos;
    • Transtorno de déficit de atenção em adultos;
    • Intervenção em crises e Comportamentos de risco.

    4. Disfunções Cognitivas e emocionais aplicadas a infância e adolescência:

    • O papel dos pais na TCC infantil e do adolescente;
    • Estilo parental e seus efeitos;
    • A nova composição familiar atual e seus efeitos na criança;
    • REBT com Crianças e Adolescentes;
    • Bullying;
    • Crianças vítimas de violência;
    • A TCC aplicada à fobia escolar;
    • Encoprese e enurese;
    • TDAH em crianças e adolescentes;
    • Birras;
    • Habilidades sociais na infância e adolescência;
    • Escolha da profissão;
    • Dependência emocional;
    • O mau uso da mídia eletrônica e suas possíveis consequências na adolescência;
    • Sexualidade na adolescência.

    5. A TCC aplicada a transtornos mentais e disfunções cognitivas e emocionais:

    • Psicofarmacologia;
    • Técnicas utilizadas na TCC nos transtornos;
    • A TCC aplicada aos Transtornos de personalidade;
    • A TCC aplicada a Transtornos de ansiedade;
    • A TCC aplicada a Transtorno bipolar e transtornos relacionados;
    • A TCC aplicada a Transtorno depressivo;
    • A TCC aplicada a Transtorno obsessivo-compulsivo;
    • A TCC aplicada a Transtornos alimentares;
    • A TCC aplicada a Transtornos psicóticos.

    6. Stress e doenças psicofisiológicas, transtornos somáticos e transtornos relacionados a traumas: a contribuição da TCC:

    • Medicina Comportamental e Psicologia da Saúde;
    • Mudança de hábitos e vida;
    • Stress Emocional e TCC;
    • O stress e suas manifestações psicofisiológicas: hipertensão arterial essencial, psoríase, vitiligo, úlceras;
    • Conhecer métodos e instrumentos de avaliações psicológicas específicas aplicadas ao stress de adultos, adolescentes e em crianças;
    • A raiva e sua relação com o stress: o treino cognitivo da raiva;
    • O stress pós-traumático;
    • O treino psicológico de controle do stress;
    • Métodos complementares do controle do stress: acupuntura em adultos e crianças;
    • A teoria de temas de vida.

    7. A aplicabilidade da TCC em situações diversas:

    • Adoção;
    • Educação afetiva e prevenção de farmacodependência;
    • Idosos;
    • Família e o paciente terminal;
    • Luto;
    • Dor crônica;
    • Dependência Amorosa;
    • REBT com Casais;
    • As novas formas de família;
    • Prática Clínica.

    8. Supervisão.

    9. Metodologia Científica, orientação e apresentação de projeto científico.

    10. Apresentação de caso clínico.

  • CARGA HORÁRIA:
  • 504 horas.

  • FREQUÊNCIA EXIGIDA:
  • 75%.

  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
  • Aos alunos, serão recomendadas atividades de acordo com a oportunidade e seu interesse. Inclusive atividades comunitárias visando à prevenção e controle do stress no Dia Nacional do Combate ao Stress e Jornadas.

  • RESPONSABILIDADE SOCIAL:
  • Todos têm o direito de conseguir tratamento psicológico, quando necessitam, independentemente de sua condição social, econômica e idade. Por conta disso, o IPCS oferece este tratamento, realizado pelos alunos de pós-graduação de nossos cursos, supervisionado pelos professores, em sua Matriz Campinas e na filial de São Paulo.
    Por conta disso, o IPCS oferece este tratamento, realizado pelos alunos de pós graduação de nossos cursos, supervisionado pelos professores, em sua Matriz Campinas e na filial de São Paulo.

  • INFRA-ESTRUTURA FÍSICA:
  • O IPCS conta com uma confortável estrutura para receber os alunos. Na Matriz Campinas e em São Paulo, disponibilizamos biblioteca especializada em TCC, com acervo de livros e revistas científicas, acesso a banco de dados, salas de atendimento para os pacientes (quando necessário) e equipamentos audiovisuais (computador, projetor e equipamento de som).

  • CERTIFICADO:
  • Receberão certificados os participantes que concluírem o curso com aproveitamento presencial mínimo de 75% em cada disciplina; atendimento de pelo menos um paciente na abordagem comportamental-cognitivo; entrega e apresentação do relatório de atendimento; entrega de certificados e resenhas comprovatórios da carga horária das atividades complementares; entrega e apresentação do Projeto de Artigo Científico. A avaliação será contínua, com feedback sistemático quanto ao desempenho do aluno no decorrer do módulo; quitação de total das parcelas. Curso atende todos os pré-requisitos do CFP, certificado pelo MEC.

  • DÚVIDAS:
  • 19 99744-5351 ou gestaodecursos@estresse.com.br

     

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