CURSOS

Especialização



 

Terapia Cognitivo-Comportamental



O objetivo dos Cursos de Especialização, do IPCS, é capacitar profissionais, através de uma base teórico-prático consistente, a trabalhar dentro do referencial teórico cognitivo-comportamental da Teoria Racional Emotiva Comportamental, de Albert Ellis. Visa possibilitar a compreensão das técnicas e preparar os alunos a executarem suas funções com conhecimento profundo da teoria e dos procedimentos práticos dessa abordagem, dentro dos conceitos éticos pertinentes. Preparando-os para intervenções aplicadas às disfunções cognitivas e psicofisiológicas.

 
 
NOSSOS DIFERENCIAIS:
  • Desde 2005, com mais de 600 alunos formados;
  • Único curso com módulo sobre Stress Emocional do mercado;
  • Curso certificado pelo MEC, por entidade parceira;
  • Professores certificados em Terapia Comportamental-Cognitiva, pela FBTC.

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    PÚBLICO ALVO:
    Psicólogos e Psiquiatras. Excepcionalmente poderá se aceitar outros profissionais da área de saúde, com o registro no seu respectivo conselho de classe para atuarem dentro de suas respectivas áreas de formação.

    TURMAS:
    Abertura de turmas semestrais e anuais conforme demanda existente.

    VAGAS:
    Mínimo 9 alunos (Campinas e São Paulo).

     
     

    TABELA DAS TURMAS E DE VALORES
     
     
    PERÍODOCAMPINASSÃO PAULOINVESTIMENTO
    Semanal31/03/202115 parcelas de R$1.120,00*
    Quinzenal15/05/202115/05/202128 parcelas de R$600,00*
    * Para pagamentos realizados na data de vencimento do boleto
     
     

    ESTRUTURA DO CURSO:
    O curso foi estruturado de modo a propiciar ao aluno a construção da aprendizagem de modo contínuo e sistemático e inclui:

  • Disciplinas teóricas;
  • Prática, realizada através de atendimento clínico;
  • Supervisão clínica;
  • Artigo Científico de conclusão de curso;
  • Atividades Complementares.

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
  • 1. Fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental e princípios da Terapia Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis:

    • Conceituação da Terapia Cognitivo-Comportamental: seu surgimento e evolução;
    • Diferenças e similaridades nos enfoques neo-behavioristas;
    • Princípios básicos da terapia comportamental;
    • Terapia Cognitiva – Aaron Beck;
    • A Terapia Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis;
    • Modelo A – B – C;
    • A Terceira Onda: terapia cognitiva no presente;
    • A função, a postura e atuação do terapeuta cognitivo-comportamental frente ao paciente. TCC e valores;
    • A arte de ser um bom psicoterapeuta;
    • A ética na TCC. Ser capaz de atuar clinicamente com ética e com uma postura terapêutica adequada

    2. Avaliação e técnicas de atendimento em TCC:

    • Empatia;
    • A avaliação em TCC e o quadro diagnóstico integrado: de crianças, adolescentes e adultos: testes mais utilizados;
    • Análise funcional do comportamento;
    • Disfunções cognitivas e avaliação das crenças irracionais;
    • Pensamentos enlouquecedores;
    • Formulação de Caso Clínico;
    • A reestruturação cognitiva;
    • Mudança e resistência à mudança;
    • Metáforas e técnicas e técnicas vivenciais;
    • Prática no uso do DSM-V;
    • O Componente emocional da TREC;
    • O Componente Comportamental na TREC.

    3. Disfunções cognitivas e emocionais aplicadas a adultos:

    • TREC com Adultos;
    • Como trabalhar o Componente emocional da TREC;
    • Como trabalhar o Componente Comportamental na TREC;
    • Treino de habilidades sociais;
    • Treino cognitivo da raiva;
    • A TCC aplicada a disfunções sexuais;
    • A TCC e a prevenção de recaída;
    • Dependência: Farmacodependência e Tabagismo em adultos;
    • Transtorno de déficit de atenção em adultos;
    • Intervenção em crises e Comportamentos de risco.

    4. Disfunções Cognitivas e emocionais aplicadas a infância e adolescência:

    • O papel dos pais na TCC infantil e do adolescente;
    • Estilo parental e seus efeitos;
    • A nova composição familiar atual e seus efeitos na criança;
    • REBT com Crianças e Adolescentes;
    • Bullying;
    • Crianças vítimas de violência;
    • A TCC aplicada à fobia escolar;
    • Encoprese e enurese;
    • TDAH em crianças e adolescentes;
    • Birras;
    • Habilidades sociais na infância e adolescência;
    • Escolha da profissão;
    • Dependência emocional;
    • O mau uso da mídia eletrônica e suas possíveis consequências na adolescência;
    • Sexualidade na adolescência.

    5. A TCC aplicada a transtornos mentais e disfunções cognitivas e emocionais:

    • Psicofarmacologia;
    • Técnicas utilizadas na TCC nos transtornos;
    • A TCC aplicada aos Transtornos de personalidade;
    • A TCC aplicada a Transtornos de ansiedade;
    • A TCC aplicada a Transtorno bipolar e transtornos relacionados;
    • A TCC aplicada a Transtorno depressivo;
    • A TCC aplicada a Transtorno obsessivo-compulsivo;
    • A TCC aplicada a Transtornos alimentares;
    • A TCC aplicada a Transtornos psicóticos.

    6. Stress e doenças psicofisiológicas, transtornos somáticos e transtornos relacionados a traumas: a contribuição da TCC:

    • Medicina Comportamental e Psicologia da Saúde;
    • Mudança de hábitos e vida;
    • Stress Emocional e TCC;
    • O stress e suas manifestações psicofisiológicas: hipertensão arterial essencial, psoríase, vitiligo, úlceras;
    • Conhecer métodos e instrumentos de avaliações psicológicas específicas aplicadas ao stress de adultos, adolescentes e em crianças;
    • A raiva e sua relação com o stress: o treino cognitivo da raiva;
    • O stress pós-traumático;
    • O treino psicológico de controle do stress;
    • Métodos complementares do controle do stress: acupuntura em adultos e crianças;
    • A teoria de temas de vida.

    7. A aplicabilidade da TCC em situações diversas:

    • Adoção;
    • Educação afetiva e prevenção de farmacodependência;
    • Idosos;
    • Família e o paciente terminal;
    • Luto;
    • Dor crônica;
    • Dependência Amorosa;
    • REBT com Casais;
    • As novas formas de família;
    • Prática Clínica.

    8. Supervisão.

    9. Metodologia Científica, orientação e apresentação de projeto científico.

    10. Apresentação de caso clínico.

  • CARGA HORÁRIA:
  • 504 horas.

  • FREQUÊNCIA EXIGIDA:
  • 75%.

  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
  • Aos alunos, serão recomendadas atividades de acordo com a oportunidade e seu interesse. Inclusive atividades comunitárias visando à prevenção e controle do stress no Dia Nacional do Combate ao Stress e Jornadas.

  • RESPONSABILIDADE SOCIAL:
  • Todos têm o direito de conseguir tratamento psicológico, quando necessitam, independentemente de sua condição social, econômica e idade. Por conta disso, o IPCS oferece este tratamento, realizado pelos alunos de pós-graduação de nossos cursos, supervisionado pelos professores, em sua Matriz Campinas e na filial de São Paulo.
    Por conta disso, o IPCS oferece este tratamento, realizado pelos alunos de pós graduação de nossos cursos, supervisionado pelos professores, em sua Matriz Campinas e na filial de São Paulo.

  • INFRA-ESTRUTURA FÍSICA:
  • O IPCS conta com uma confortável estrutura para receber os alunos. Na Matriz Campinas e em São Paulo, disponibilizamos biblioteca especializada em TCC, com acervo de livros e revistas científicas, acesso a banco de dados, salas de atendimento para os pacientes (quando necessário) e equipamentos audiovisuais (computador, projetor e equipamento de som).

  • CERTIFICADO:
  • Receberão certificados os participantes que concluírem o curso com aproveitamento presencial mínimo de 75% em cada disciplina; atendimento de pelo menos um paciente na abordagem comportamental-cognitivo; entrega e apresentação do relatório de atendimento; entrega de certificados e resenhas comprovatórios da carga horária das atividades complementares; entrega e apresentação do Projeto de Artigo Científico. A avaliação será contínua, com feedback sistemático quanto ao desempenho do aluno no decorrer do módulo; quitação de total das parcelas. Curso atende todos os pré-requisitos do CFP, certificado pelo MEC.

     
     


    CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

    Terapia Cognitivo-Comportamental na prática clínica



    O objetivo é preparar profissionais para intervenções aplicadas às disfunções cognitivas e psicofisiológicas, capacitando-os no uso de procedimentos clínicos baseados conceitualmente na terapia cognitiva e dentro de um referencial ético explícito. Instrumentalizar o aluno para o atendimento baseado no referencial teórico da terapia cognitiva. A ênfase será colocada nos princípios da Teoria Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis.
    Levar ao aluno uma maior compreensão das várias interfaces que compõem a vida humana, percebendo o indivíduo de modo integrado e a influência dos quadros psicopatológicos em seu desenvolvimento.
    Apresentar e aprofundar as intervenções psicológicas, específicas e atuais, de acordo com a complexidade que cada caso requeira, enfatizando a importância de compreender o fenômeno do Stress e do uso dos conceitos e procedimentos da terapia cognitiva para seu tratamento.

     
     
    PÚBLICO ALVO:
    Psicólogos e Psiquiatras.

    TURMAS:
    Abertura de turmas semestrais e anuais conforme demanda existente.

    VAGAS:
    Mínimo 9 alunos (Niterói/RJ e Uberlândia/MG).

     
     

    TABELA DAS TURMAS E DE VALORES
     
     
    PERÍODONITERÓIUBERLÂNDIAINVESTIMENTO
    Mensal17/04/202124 parcelas de R$475,00*
    * Para pagamentos realizados na data de vencimento do boleto
     
     

    ESTRUTURA DO CURSO:
    O curso foi estruturado de modo a propiciar ao aluno a construção da aprendizagem de modo contínuo e sistemático e inclui:
  • Disciplinas teóricas;
  • Prática, realizada através de atendimento clínico;
  • Supervisão clínica;
  • Artigo Científico de conclusão de curso;
  • Atividades Complementares;

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
  • Prática Clínica (180 horas, 44 horas de Atendimento Clínico + 44 horas para elaboração de relatório 92 horas de Supervisão). A prática se constituirá no atendimento de pelo menos um paciente dentro da abordagem cognitiva e supervisão clínica durante o período em que o curso estiver sendo oferecido.

    1. Fundamentos da Terapia Cognitiva (22 horas):

    • Conceituação da terapia cognitiva: seu surgimento e evolução;
    • Diferenças e similaridades nos enfoques cognitivos;
    • A Terapia Racional Emotiva Comportamental – TREC;
    • Histórico da psicoterapia cognitiva no Brasil;
    • A terapia cognitiva no presente e a terceira onda;
    • A função, a postura e atuação do terapeuta cognitivo frente ao paciente;
    • A arte de ser um bom psicoterapeuta;
    • A ética na TCC;
    • Mitos sobre a Terapia Cognitiva;
    • TREC com Adultos.

    2. Metodologia de pesquisa (52 horas, 22 horas de aulas e orientação e 30 horas para elaboração da Monografia/artigo científico):

    • Os principais modelos de pesquisa psicológica serão abordados visando a elaboração de um artigo científico;
    • Orientação sobre como elaborar um artigo científico será oferecida pelo corpo docente.

    3. Pré-requisitos para o atendimento em TCC (20 horas):

    • A avaliação em TCC e o quadro diagnóstico integrado: de crianças, adolescentes e adultos (conceitualizacão do caso clínico);
    • Disfunções cognitivas e a noção de crenças irracionais;
    • Mudança e resistência à mudança;
    • TCC e valores;
    • Metáforas e técnicas vivenciais.

    4. A TCC aplicada às disfunções cognitivas e emocionais (36 horas):

    • Técnicas utilizadas na TCC;
    • A reestruturação cognitiva frente ao paciente resistente;
    • Análise funcional;
    • A TC aplicada aos transtornos de personalidade;
    • A TC aplicada a Transtornos do Pânico e da Agorafobia;
    • A TC aplicada ao transtorno de ansiosos (Mindfulness);
    • A TC aplicada ao transtorno bipolar;
    • A TC aplicada a Casais.

    5. A TCC aplicada às disfunções psicofisiológicas (12 horas):

    • Medicina Comportamental e Psicologia da Saúde;
    • Mudança de hábitos e vida;
    • O stress e suas manifestações psicofisiológicas: hipertensão arterial essencial, psoríase, vitiligo, úlceras;
    • A avaliação do stress em adultos e em crianças;
    • O stress pós-traumático;
    • O treino psicológico de controle do stress;
    • A teoria de temas de vida;
    • Psicofarmacologia.

    6. A Aplicabilidade da TCC com crianças, adolescentes (24 horas):

    • A avaliação na TCC com Crianças;
    • A avaliação na TCC com Adolescentes;
    • A Educação Afetiva e a Prevenção de Farmacodependência;
    • A TC aplicada a TDAH em crianças;
    • Bullying;
    • TREC com Crianças;
    • Sexualidade;
    • Orientação para pais.

    7. Atividades Complementares – 14 horas:

    As atividades complementares estão implantadas na estrutura do currículo pedagógico do curso, como componente do histórico escolar e compreendem qualquer atividade relacionada à área da Psicologia. O objetivo destas atividades é fornecer ao aluno contato amplo com a teoria e a prática, promovendo contato com atividades que um especialista em psicologia poderá vir a desenvolver no exercício de sua profissão. As atividades complementares são, portanto, componentes curriculares enriquecedores, tendo como requisito a participação ativa do aluno na pratica da Psicologia fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

    Toda e qualquer atividade complementar deve ter aderência ou correlação com o curso em que o aluno está matriculado, auxiliando na formação educacional do discente.

    É dever do aluno, reunir os comprovantes das atividades realizadas, tais como: declarações, certificados, atestados e relatórios redigidos de próprio punho. O relatório deve apresentar um descritivo claro e consistente da atividade problematizando, interpretando e relatando o conteúdo adquirido e a contribuição para sua formação. Os documentos comprobatórios deverão ser apresentados à Coordenadora Pedagógica do curso, impreterivelmente no mesmo semestre de sua realização.

    Aos alunos, serão recomendadas atividades, de acordo com as oportunidades e seu interesse, em projetos de pesquisa desenvolvidos pelo IPCS e/ou pelo corpo docente, participação no Dia do Combate ao Stress, participação e apresentação de trabalhos científicos em Congressos.

  • CERTIFICADO:
  • Receberão certificados os participantes que concluírem o curso com aproveitamento presencial mínimo de 75% em cada disciplina;
  • Atendimento de pelo menos um paciente na abordagem comportamental-cognitivo;
  • Entrega e apresentação do relatório de atendimento;
  • Entrega de certificados e resenhas comprovatórios da carga horária das atividades complementares;
  • Entrega e apresentação do Projeto de Artigo Científico;
  • A avaliação será contínua, com feedback sistemático quanto ao desempenho do aluno no decorrer do módulo;
  • Quitação do total das parcelas.

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