CURSOS
Especialização
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Clínica
Os objetivos são:
Preparar profissionais para intervenções aplicadas às disfunções cognitivas e psicofisiológicas, capacitando-os no uso de procedimentos clínicos baseados conceitualmente na terapia cognitiva e dentro de um referencial ético explícito.
PÚBLICO ALVO:
Psicólogos e Psiquiatras.TURMAS:
100% digital, Conteúdo EAD, mais uma aula ao vivo (videoconferência) por mês (sábado), onde acontece as supervisões clínicas e revisões.VAGAS:
Vagas Limitadas.TABELA DAS TURMAS E DE VALORES
PERÍODO | NACIONAL - ONLINE | INVESTIMENTO |
---|---|---|
Mensal | 27/04/2024 | 24 parcelas de R$580,00* |
* + Inscrição R$150,00 |
ESTRUTURA DO CURSO:
O curso foi estruturado de modo a propiciar ao aluno a construção da aprendizagem de modo contínuo e sistemático e inclui:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Bases que fundamentam a TCC e Neobehaviorismo;
• A Terapia Cognitiva no Brasil;
• A Terceira Onda.
Terapia Cognitiva:
• Análise Funcional;
• A Terapia Cognitiva de Beck;
• A Terapia Racional Emotiva Comportamental.
Atuação do Terapeuta em TCC:
• Ética na TCC;
• Relação Terapêutica (postura e atuação do terapeuta cognitivo frente ao paciente).
• Ética em pesquisa e a pesquisa com seres humanos;
• Métodos de investigação: tipos de pesquisa;
• Leitura, análise e interpretação de textos científico.
Elaboração de Textos Científicos: Projetos de Pesquisa:
• Definição de problema, objetivos e levantamento de hipóteses;
• A pesquisa bibliográfica;
• O método de pesquisa: escolha do delineamento.
Elaboração do Artigo Científico:
• Escolha do tema e objetivos;
• A escrita científica;
• Elaboração e Apresentação do trabalho.
• Função do Terapeuta Cognitivo-Comportamental;
• Postura do Terapeuta Cognitivo-Comportamental;
• Atuação do Terapeuta Cognitivo-Comportamental.
Avaliação em TC e o Quadro Diagnóstico Integrado: de Crianças, Adolescentes e Adultos (Conceitualização de Caso Clínico):
• Bases para a elaboração de um plano terapêutico adequado;
• Avaliação em Terapia Cognitivo-Comportamental;
• Diagnóstico integrado (conceitualização do caso).
Disfunções Cognitivas: Noção de Crenças Irracionais e de Técnicas de Albert Ellis:
• Terapia Racional-Emotiva Comportamental;
• Crenças irracionais;
• Técnicas da Terapia Racional-Emotiva Comportamental.
Mudança, Resistência à Mudança e Valores na Terapia Cognitivo-Comportamental:
• Mudança em Terapia Cognitivo-Comportamental;
• Resistência à mudança em Terapia Cognitivo-Comportamental;
• A Terapia Cognitivo-Comportamental e os valores.
O Uso de Metáforas na Terapia Cognitivo-Comportamental:
• Conceituação de metáforas;
• Função terapêutica das metáforas;
• O uso das metáforas na Terapia Cognitivo-Comportamental.
• Técnicas comportamentais (primeira onda);
• Técnicas cognitivas (segunda onda);
• Técnicas contextuais (terceira onda).
A TCC Aplicada aos Transtornos de Personalidade:
• Transtornos de Personalidade do Grupo A (Transtorno de Personalidade Paranoide, Transtorno de Personalidade Esquizotípica, Transtorno de Personalidade Esquizoide);
• Transtornos de Personalidade do Grupo B (Transtorno de Personalidade Antissocial, Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno de Personalidade Narcisista, Transtorno de Personalidade Histriônica);
• Transtornos de Personalidade do Grupo C (Transtorno de Personalidade Evitativa, Transtorno de Personalidade Dependente, Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsiva).
A TCC Aplicada aos Transtornos Depressivos e ao Transtorno Bipolar:
• Transtorno Depressivo Maior;
• Transtorno Depressivo Persistente (distimia);
• Transtorno Bipolar.
A TCC Aplicada aos Transtornos de Ansiedade:
• Transtorno de Pânico e agorafobia;
• Fobia Específica e Transtorno de Ansiedade Generalizada;
• Transtorno de Ansiedade Social e outros.
A TCC Aplicada aos Transtornos Relacionados a Substância e Transtornos Aditivos:
• Transtornos relacionados a substâncias;
• Dependência de internet;
• Comprar e jogar compulsivos.
A TCC Aplicada a Diferentes Transtornos:
• Transtorno Obsessivo Compulsivo e transtornos relacionados;
• Transtornos Alimentares;
• Disfunções sexuais.
• Psicologia da Saúde e mudanças de hábitos de vida;
• O modelo quadrifásico do stress e o stress pós-traumático;
• A avaliação do stress em adultos e em crianças e a teoria de temas de vida.
Consequências do Stress Excessivo e seu Tratamento:
• O stress e suas manifestações psicofisiológicas: hipertensão arterial essencial, psoríase, vitiligo, úlceras raiva;
• Stress no mundo corporativo;
• Psicofarmacologia e o treino psicológico de controle do stress.
• Enurese e Encoprese;
• Depressão Infantil;
• A TCC aplicada a TDAH em crianças.
A Educação Afetiva e a Prevenção de Farmacodependência:
• Educação Afetiva;
• Comportamentos de risco para a farmacodependência;
• Educação Afetiva e Prevenção de Farmacodependência.
Adolescência:
• Bullying;
• Cyberbullying;
• Sexualidade.
TREC com Crianças:
• TREC na infância;
• Etapas da TREC;
• Caso Clínico.
Orientação de Pais:
• Relação entre pais e filhos – infância;
• Relação entre pais e filhos – adolescência;
• Comunicação saudável.
O objetivo destas atividades é fornecer ao aluno contato amplo com a teoria e a prática, promovendo contato com atividades que um especialista em psicologia poderá vir a desenvolver no exercício de sua profissão. As atividades complementares são, portanto, componentes curriculares enriquecedores, tendo como requisito a participação ativa do aluno não pratica da Psicologia.
CARGA HORÁRIA:
360 horas.
CERTIFICADO:
Receberão certificados os participantes que concluírem o curso com aproveitamento presencial mínimo de 75% em cada disciplina;
- Atendimento de pelo menos um paciente na abordagem comportamental-cognitivo;
- Entrega e apresentação do relatório de atendimento;
- Participação nas atividades complementares;
- Entrega e apresentação do Artigo Científico;
- A avaliação será contínua, com feedback sistemático quanto ao desempenho do aluno no decorrer do módulo;
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Terapia Cognitivo-Comportamental
O objetivo dos Cursos de Especialização, do IPCS, é capacitar profissionais, através de uma base teórico-prático consistente, a trabalhar dentro do referencial teórico cognitivo-comportamental da Teoria Racional Emotiva Comportamental, de Albert Ellis. Visa possibilitar a compreensão das técnicas e preparar os alunos a executarem suas funções com conhecimento profundo da teoria e dos procedimentos práticos dessa abordagem, dentro dos conceitos éticos pertinentes. Preparando-os para intervenções aplicadas às disfunções cognitivas e psicofisiológicas.
NOSSOS DIFERENCIAIS:
TABELA DAS TURMAS E DE VALORES
PERÍODO | CAMPINAS - PRESENCIAL | INVESTIMENTO |
---|---|---|
Semanal | 17/04/2024 | 15 parcelas de R$1.479,00* |
Quinzenal - Especialização de 504 horas | 04/05/2024 | 28 parcelas de R$880,00* |
* + Inscrição R$150,00 |
* Para pagamentos realizados na data de vencimento do boleto.
ESTRUTURA DO CURSO
O curso foi estruturado de modo a propiciar ao aluno a construção da aprendizagem de modo contínuo e sistemático e inclui:
- Disciplinas teóricas;
- Prática, realizada através de atendimento clínico;
- Supervisão clínica;
- Artigo Científico de conclusão de curso;
- Atividades Complementares;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
186 horas (40 horas de Atendimento Clínico + 40 horas para elaboração de relatório + 106 horas de Supervisão).
- Conceituação da terapia cognitivo comportamental: seu surgimento e evolução;
- Diferenças e similaridades nos enfoques neo-behavioristas;
- Princípios básicos da terapia comportamental;
- Terapia Cognitiva – Aaron Beck;
- A Terapia Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis;
- Modelo A – B – C;
- A Terceira Onda: terapia cognitiva no presente;
- A função, a postura e atuação do terapeuta cognitivo comportamental frente ao paciente. TCC e valores;
- A arte de ser um bom psicoterapeuta;
- A ética na TCC. Ser capaz de atuar clinicamente com ética e com uma postura terapêutica adequada.
- Empatia;
- A avaliação em TCC e o quadro diagnóstico integrado: de crianças, adolescentes e adultos: testes mais utilizados;
- Análise funcional do comportamento;
- Disfunções cognitivas e avaliação das crenças irracionais;
- Pensamentos enlouquecedores;
- Formulação de Caso Clínico;
- A reestruturação cognitiva;
- Mudança e resistência à mudança;
- Metáforas e técnicas e técnicas vivenciais;
- Prática no uso do DSM-V;
- O Componente emocional da TREC;
- O Componente Comportamental na TREC.
- TREC com Adultos;
- Como trabalhar o Componente emocional da TREC;
- Como trabalhar o Componente Comportamental na TREC;
- Treino de habilidades sociais;
- Treino cognitivo da raiva;
- A TCC aplicada a disfunções sexuais;
- A TCC e a prevenção de recaída;
- Dependência: Farmacodependência e Tabagismo em adultos;
- Transtorno de déficit de atenção em adultos;
- Intervenção em crises e Comportamentos de risco.
- O papel dos pais na TCC infantil e do adolescente;
- Estilo parental e seus efeitos;
- A nova composição familiar atual e seus efeitos na criança;
- REBT com Crianças e Adolescentes;
- Bullying;
- Crianças vítimas de violência;
- A TCC aplicada à fobia escolar;
- Encoprese e enurese;
- TDAH em crianças e adolescentes;
- Birras;
- Habilidades sociais na infância e adolescência;
- Escolha da profissão;
- Dependência emocional;
- O mau uso da mídia eletrônica e suas possíveis consequências na adolescência;
- Sexualidade na adolescência.
- Psicofarmacologia;
- Técnicas utilizadas na TCC nos transtornos;
- A TCC aplicada aos Transtornos de personalidade;
- A TCC aplicada a Transtornos de ansiedade;
- A TCC aplicada a Transtorno bipolar e transtornos relacionados;
- A TCC aplicada a Transtorno depressivo;
- A TCC aplicada a Transtorno obsessivo-compulsivo;
- A TCC aplicada a Transtornos alimentares;
- A TCC aplicada a Transtornos psicóticos.
- Medicina Comportamental e Psicologia da Saúde;
- Mudança de hábitos e vida;
- Stress Emocional e TCC;
- O stress e suas manifestações psicofisiológicas: hipertensão arterial essencial, psoríase, vitiligo, úlceras;
- Conhecer métodos e instrumentos de avaliações psicológicas específicas aplicadas ao stress de adultos, adolescentes e em crianças;
- A raiva e sua relação com o stress: o treino cognitivo da raiva;
- O stress pós-traumático;
- O treino psicológico de controle do stress;
- Métodos complementares do controle do stress: acupuntura em adultos e crianças;
- A teoria de temas de vida.
- Adoção;
- Educação afetiva e prevenção de farmacodependência;
- Idosos;
- Família e o paciente terminal;
- Luto;
- Dor crônica;
- Dependência Amorosa;
- REBT com Casais;
- As novas formas de família;
- Prática Clínica.
Pesquisa Científica:
• Ética em pesquisa e a pesquisa com seres humanos;
• Métodos de investigação: tipos de pesquisa;
• Leitura, análise e interpretação de textos científico.
Elaboração de Textos Científicos: Projetos de Pesquisa:
• Definição de problema, objetivos e levantamento de hipóteses;
• A pesquisa bibliográfica;
• O método de pesquisa: escolha do delineamento.
Elaboração do Artigo Científico:
• Escolha do tema e objetivos;
• A escrita científica;
• Elaboração e Apresentação do trabalho.
As atividades complementares estão implantadas na estrutura do currículo pedagógico do curso, como componente do histórico escolar e compreendem encontros ao vivo on line com professores de cada disciplina sobre os assuntos abordados em cada módulo.
O objetivo destas atividades é fornecer ao aluno contato amplo com a teoria e a prática, promovendo contato com atividades que um especialista em psicologia poderá vir a desenvolver no exercício de sua profissão. As atividades complementares são, portanto, componentes curriculares enriquecedores, tendo como requisito a participação ativa do aluno não pratica da Psicologia.
CARGA HORÁRIA:
504 horas.
FREQUÊNCIA EXIGIDA:
75%.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
Aos alunos serão recomendadas atividades de acordo com a oportunidade e seu interesse. Inclusive atividades comunitárias visando à prevenção e controle do stress no Dia Nacional do Combate ao Stress e Jornadas.
RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Todos têm o direito de conseguir tratamento psicológico, quando necessitam, independentemente de sua condição social, econômica e idade.
Por conta disso, o IPCS oferece este tratamento, realizado pelos alunos de pós graduação de nossos cursos, supervisionado pelos professores, em sua Matriz Campinas e na filial de São Paulo.
INFRA-ESTRUTURA FÍSICA:
O IPCS conta com uma confortável estrutura para receber os alunos. Na Matriz Campinas e em São Paulo disponibilizamos biblioteca especializada em TCC, com acervo de livros e revistas científicas, acesso a banco de dados, salas de atendimento para os pacientes (quando necessário) e equipamentos audiovisuais (computador, projetor e equipamento de som).
CERTIFICADO:
Receberão certificados os participantes que concluírem o curso com aproveitamento presencial mínimo de 75% em cada disciplina; Atendimento de pelo menos um paciente na abordagem comportamental cognitivo; Entrega e apresentação do relatório de atendimento; Entrega de certificados e resenhas comprovatórios da carga horária das atividades complementares; Entrega e apresentação do Projeto de Artigo Científico; A avaliação será contínua, com feedback sistemático quanto ao desempenho do aluno no decorrer do módulo; Quitação de total das parcelas. Curso atende todos os pré requisitos do CFP, certificado pelo MEC.