CURSOS
Especialização
Terapia Cognitivo-Comportamental
O objetivo dos Cursos de Especialização, do IPCS, é capacitar profissionais, através de uma base teórico-prático consistente, a trabalhar dentro do referencial teórico cognitivo-comportamental da Teoria Racional Emotiva Comportamental, de Albert Ellis. Visa possibilitar a compreensão das técnicas e preparar os alunos a executarem suas funções com conhecimento profundo da teoria e dos procedimentos práticos dessa abordagem, dentro dos conceitos éticos pertinentes. Preparando-os para intervenções aplicadas às disfunções cognitivas e psicofisiológicas.
NOSSOS DIFERENCIAIS:
PÚBLICO ALVO:
Psicólogos e Psiquiatras. Excepcionalmente poderá se aceitar outros profissionais da área de saúde, com o registro no seu respectivo conselho de classe para atuarem dentro de suas respectivas áreas de formação.TURMAS:
Abertura de turmas semestrais e anuais conforme demanda existente.VAGAS:
Mínimo 9 alunos (Campinas e São Paulo).TABELA DAS TURMAS E DE VALORES
PERÍODO | CAMPINAS | SÃO PAULO | INVESTIMENTO |
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Semanal | 31/03/2021 | 15 parcelas de R$1.120,00* | |
Quinzenal | 15/05/2021 | 15/05/2021 | 28 parcelas de R$600,00* |
ESTRUTURA DO CURSO:
O curso foi estruturado de modo a propiciar ao aluno a construção da aprendizagem de modo contínuo e sistemático e inclui:
- Conceituação da Terapia Cognitivo-Comportamental: seu surgimento e evolução;
- Diferenças e similaridades nos enfoques neo-behavioristas;
- Princípios básicos da terapia comportamental;
- Terapia Cognitiva – Aaron Beck;
- A Terapia Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis;
- Modelo A – B – C;
- A Terceira Onda: terapia cognitiva no presente;
- A função, a postura e atuação do terapeuta cognitivo-comportamental frente ao paciente. TCC e valores;
- A arte de ser um bom psicoterapeuta;
- A ética na TCC. Ser capaz de atuar clinicamente com ética e com uma postura terapêutica adequada
2. Avaliação e técnicas de atendimento em TCC:
- Empatia;
- A avaliação em TCC e o quadro diagnóstico integrado: de crianças, adolescentes e adultos: testes mais utilizados;
- Análise funcional do comportamento;
- Disfunções cognitivas e avaliação das crenças irracionais;
- Pensamentos enlouquecedores;
- Formulação de Caso Clínico;
- A reestruturação cognitiva;
- Mudança e resistência à mudança;
- Metáforas e técnicas e técnicas vivenciais;
- Prática no uso do DSM-V;
- O Componente emocional da TREC;
- O Componente Comportamental na TREC.
3. Disfunções cognitivas e emocionais aplicadas a adultos:
- TREC com Adultos;
- Como trabalhar o Componente emocional da TREC;
- Como trabalhar o Componente Comportamental na TREC;
- Treino de habilidades sociais;
- Treino cognitivo da raiva;
- A TCC aplicada a disfunções sexuais;
- A TCC e a prevenção de recaída;
- Dependência: Farmacodependência e Tabagismo em adultos;
- Transtorno de déficit de atenção em adultos;
- Intervenção em crises e Comportamentos de risco.
4. Disfunções Cognitivas e emocionais aplicadas a infância e adolescência:
- O papel dos pais na TCC infantil e do adolescente;
- Estilo parental e seus efeitos;
- A nova composição familiar atual e seus efeitos na criança;
- REBT com Crianças e Adolescentes;
- Bullying;
- Crianças vítimas de violência;
- A TCC aplicada à fobia escolar;
- Encoprese e enurese;
- TDAH em crianças e adolescentes;
- Birras;
- Habilidades sociais na infância e adolescência;
- Escolha da profissão;
- Dependência emocional;
- O mau uso da mídia eletrônica e suas possíveis consequências na adolescência;
- Sexualidade na adolescência.
5. A TCC aplicada a transtornos mentais e disfunções cognitivas e emocionais:
- Psicofarmacologia;
- Técnicas utilizadas na TCC nos transtornos;
- A TCC aplicada aos Transtornos de personalidade;
- A TCC aplicada a Transtornos de ansiedade;
- A TCC aplicada a Transtorno bipolar e transtornos relacionados;
- A TCC aplicada a Transtorno depressivo;
- A TCC aplicada a Transtorno obsessivo-compulsivo;
- A TCC aplicada a Transtornos alimentares;
- A TCC aplicada a Transtornos psicóticos.
6. Stress e doenças psicofisiológicas, transtornos somáticos e transtornos relacionados a traumas: a contribuição da TCC:
- Medicina Comportamental e Psicologia da Saúde;
- Mudança de hábitos e vida;
- Stress Emocional e TCC;
- O stress e suas manifestações psicofisiológicas: hipertensão arterial essencial, psoríase, vitiligo, úlceras;
- Conhecer métodos e instrumentos de avaliações psicológicas específicas aplicadas ao stress de adultos, adolescentes e em crianças;
- A raiva e sua relação com o stress: o treino cognitivo da raiva;
- O stress pós-traumático;
- O treino psicológico de controle do stress;
- Métodos complementares do controle do stress: acupuntura em adultos e crianças;
- A teoria de temas de vida.
7. A aplicabilidade da TCC em situações diversas:
- Adoção;
- Educação afetiva e prevenção de farmacodependência;
- Idosos;
- Família e o paciente terminal;
- Luto;
- Dor crônica;
- Dependência Amorosa;
- REBT com Casais;
- As novas formas de família;
- Prática Clínica.
8. Supervisão.
9. Metodologia Científica, orientação e apresentação de projeto científico.
10. Apresentação de caso clínico.
Por conta disso, o IPCS oferece este tratamento, realizado pelos alunos de pós graduação de nossos cursos, supervisionado pelos professores, em sua Matriz Campinas e na filial de São Paulo.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Terapia Cognitivo-Comportamental na prática clínica
O objetivo é preparar profissionais para intervenções aplicadas às disfunções cognitivas e psicofisiológicas, capacitando-os no uso de procedimentos clínicos baseados conceitualmente na terapia cognitiva e dentro de um referencial ético explícito. Instrumentalizar o aluno para o atendimento baseado no referencial teórico da terapia cognitiva. A ênfase será colocada nos princípios da Teoria Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis.
Levar ao aluno uma maior compreensão das várias interfaces que compõem a vida humana, percebendo o indivíduo de modo integrado e a influência dos quadros psicopatológicos em seu desenvolvimento.
Apresentar e aprofundar as intervenções psicológicas, específicas e atuais, de acordo com a complexidade que cada caso requeira, enfatizando a importância de compreender o fenômeno do Stress e do uso dos conceitos e procedimentos da terapia cognitiva para seu tratamento.
PÚBLICO ALVO:
Psicólogos e Psiquiatras.TURMAS:
Abertura de turmas semestrais e anuais conforme demanda existente.VAGAS:
Mínimo 9 alunos (Niterói/RJ e Uberlândia/MG).TABELA DAS TURMAS E DE VALORES
PERÍODO | NITERÓI | UBERLÂNDIA | INVESTIMENTO |
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Mensal | 17/04/2021 | 24 parcelas de R$475,00* |
ESTRUTURA DO CURSO:
O curso foi estruturado de modo a propiciar ao aluno a construção da aprendizagem de modo contínuo e sistemático e inclui:
1. Fundamentos da Terapia Cognitiva (22 horas):
- Conceituação da terapia cognitiva: seu surgimento e evolução;
- Diferenças e similaridades nos enfoques cognitivos;
- A Terapia Racional Emotiva Comportamental – TREC;
- Histórico da psicoterapia cognitiva no Brasil;
- A terapia cognitiva no presente e a terceira onda;
- A função, a postura e atuação do terapeuta cognitivo frente ao paciente;
- A arte de ser um bom psicoterapeuta;
- A ética na TCC;
- Mitos sobre a Terapia Cognitiva;
- TREC com Adultos.
2. Metodologia de pesquisa (52 horas, 22 horas de aulas e orientação e 30 horas para elaboração da Monografia/artigo científico):
- Os principais modelos de pesquisa psicológica serão abordados visando a elaboração de um artigo científico;
- Orientação sobre como elaborar um artigo científico será oferecida pelo corpo docente.
3. Pré-requisitos para o atendimento em TCC (20 horas):
- A avaliação em TCC e o quadro diagnóstico integrado: de crianças, adolescentes e adultos (conceitualizacão do caso clínico);
- Disfunções cognitivas e a noção de crenças irracionais;
- Mudança e resistência à mudança;
- TCC e valores;
- Metáforas e técnicas vivenciais.
4. A TCC aplicada às disfunções cognitivas e emocionais (36 horas):
- Técnicas utilizadas na TCC;
- A reestruturação cognitiva frente ao paciente resistente;
- Análise funcional;
- A TC aplicada aos transtornos de personalidade;
- A TC aplicada a Transtornos do Pânico e da Agorafobia;
- A TC aplicada ao transtorno de ansiosos (Mindfulness);
- A TC aplicada ao transtorno bipolar;
- A TC aplicada a Casais.
5. A TCC aplicada às disfunções psicofisiológicas (12 horas):
- Medicina Comportamental e Psicologia da Saúde;
- Mudança de hábitos e vida;
- O stress e suas manifestações psicofisiológicas: hipertensão arterial essencial, psoríase, vitiligo, úlceras;
- A avaliação do stress em adultos e em crianças;
- O stress pós-traumático;
- O treino psicológico de controle do stress;
- A teoria de temas de vida;
- Psicofarmacologia.
6. A Aplicabilidade da TCC com crianças, adolescentes (24 horas):
- A avaliação na TCC com Crianças;
- A avaliação na TCC com Adolescentes;
- A Educação Afetiva e a Prevenção de Farmacodependência;
- A TC aplicada a TDAH em crianças;
- Bullying;
- TREC com Crianças;
- Sexualidade;
- Orientação para pais.
7. Atividades Complementares – 14 horas:
As atividades complementares estão implantadas na estrutura do currículo pedagógico do curso, como componente do histórico escolar e compreendem qualquer atividade relacionada à área da Psicologia. O objetivo destas atividades é fornecer ao aluno contato amplo com a teoria e a prática, promovendo contato com atividades que um especialista em psicologia poderá vir a desenvolver no exercício de sua profissão. As atividades complementares são, portanto, componentes curriculares enriquecedores, tendo como requisito a participação ativa do aluno na pratica da Psicologia fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.
Toda e qualquer atividade complementar deve ter aderência ou correlação com o curso em que o aluno está matriculado, auxiliando na formação educacional do discente.
É dever do aluno, reunir os comprovantes das atividades realizadas, tais como: declarações, certificados, atestados e relatórios redigidos de próprio punho. O relatório deve apresentar um descritivo claro e consistente da atividade problematizando, interpretando e relatando o conteúdo adquirido e a contribuição para sua formação. Os documentos comprobatórios deverão ser apresentados à Coordenadora Pedagógica do curso, impreterivelmente no mesmo semestre de sua realização.
Aos alunos, serão recomendadas atividades, de acordo com as oportunidades e seu interesse, em projetos de pesquisa desenvolvidos pelo IPCS e/ou pelo corpo docente, participação no Dia do Combate ao Stress, participação e apresentação de trabalhos científicos em Congressos.