PROGRAMAS
Tratamento de Stress
Existe um método de tratamento intitulado Treino Psicológico de Controle do Stress, ou Treino de Controle do Stress (TCS), que se baseia em princípios comportamental-cognitivos e objetiva mudança no estilo de vida da pessoa com ênfase na melhoria da qualidade de vida nos quadrantes:
O TCS, patenteado pelo IPCS, é altamente especializado e se refere a um tratamento focal de duração breve, que oferece ao indivíduo a oportunidade de reconhecer seus limites, identificar seus estressores, se familiarizar com as fontes internas geradoras de stress (isto é, como o seu modo de ser gera stress para si próprio e para os outros) e de aprender estratégias para lidar com suas fontes geradoras de tensão – quer sejam elas ocupacionais, familiares, ambientais ou relacionadas às características de sua personalidade. O TCS enfatiza que não é só o trabalho que gera stress, mas também o modo da pessoa ser e agir no dia a dia.
O treino leva, em média, de 12 a 15 sessões. É realizado por psicólogos especialistas na área do stress, que passaram por um treinamento especial realizado diretamente pela Dra. Marilda Novaes Lipp, idealizadora do TCS. Todos têm, no mínimo, o Mestrado em Psicologia com teses defendidas na área do stress.
Somente o Centro Psicológico de Controle do Stress, em suas várias unidades, oferece esse tratamento especifico, com essa designação, que é patenteado e de uso exclusivo do IPCS, do qual a Dra. Marilda Lipp, elaboradora do treinamento, é diretora fundadora.
O Treino de Controle do Stress já foi testado em várias situações experimentais, tanto com grupos de trabalhadores de escritório, como com policiais, pacientes hipertensos, pacientes com psoríase, entre outros. Os resultados desses trabalhos encontram-se em inúmeras publicações científicas.
A eficácia do TCS foi comprovadamente verificada também no atendimento clínico de cerca de 15.000 pessoas no IPCS desde 1985.
O TCS não é uma técnica ou um procedimento isolado, mas um conjunto de procedimentos que consiste em uma análise funcional dos estressores e atuação objetiva e direta no que se designou dos quatro pilares do controle do stress:
- Relaxamento
- Alimentação
- Exercício físico
- Modificações na área cognitiva
Utiliza alguns dos princípios do Treino de Inoculação de Stress de Meichenbaum (1985), da Terapia Racional Emotiva de Ellis (1973), além de outras técnicas e procedimentos comportamentais que Lipp (1984) verificou serem de válidos em casos de stress, tais como:
- Técnicas de resolução de problemas
- Treino de assertividade
- Treino de controle de ansiedade
- Instruções
- Manejo do tempo e da pressa
- Relaxamento
- Exercícios de visualização, identificação e modificação de pensamentos que agem estímulos discriminativos para que a resposta de stress se desenvolva.
PLANO DE TRATAMENTO
O TCS objetiva levar a pessoa a:
OS PILARES DO TREINO DE CONTROLE DO STRESS (TCS)
O TCS inclui três pilares que são considerados como medidas coadjuvantes e um que envolve ações mais profundas e fundamentais para o controle do stress. As medidas coadjuvantes são assim chamadas por se referirem a medidas direcionadas à redução da sintomatologia presente, são elas:
- Relaxamento
- Exercício Físico
- Alimentação antistress
O pilar fundamental é a reestruturação cognitiva que visa a modificação de fatores internos, cognitivos, que eliciam ou contribuem para a gênese do stress emocional. Todos os quatro pilares possuem base científica para sua inclusão no TCS. Veja mais sobre eles abaixo: