TRATAMENTO DE STRESS

Levantamento de Sintomas do Stress



O diagnóstico de stress deve ser feito por um especialista, mas é possível identificar alguns sintomas que indicam a presença de stress, tais como:

  • Tensão muscular constante
  • Dificuldade de parar de pensar no que o está preocupando
  • Dor de cabeça
  • Queda de cabelo
  • Dor de estômago
  • Vontade de fugir de tudo
  • Variação de pressão arterial
  • Ansiedade
  • Outros...
Todos nós temos sinais de stress em determinados momentos de nossa vida. Assinale abaixo os sintomas que você tem experienciado nos últimos 10 dias. Se teve um sintoma antes disso, vamos dizer no mês passado, mas, se nos últimos 10 dias não o sentiu mais, não assinale. Verifique, no questionário abaixo, se você tem sintomas que se parecem com os de pessoas diagnosticadas com stress.

Qual é o seu Nível de Stress?

Assinale os itens que indiquem como se sente neste momento:


 

Verifique o significado de sua pontuação:



Se não assinalou nenhum: Parabéns! Seu corpo está em pleno funcionamento no que se refere ao stress.

Se assinalou de 1 a 3:

A vida pode estar um pouco estressante para você. Avalie o que está ocorrendo. Veja o que está exigindo tanto de sua resistência. Pode ser o mundo lá fora ou pode ser você mesmo. Fortaleça o seu organismo.

Se assinalou de 4 a 8:

Há sinais de que seu nível de stress está alto e algo está exigindo demais do seu organismo. Você pode estar chegando no seu limite. Considere uma mudança de estilo de vida e de hábitos. Análise que seu próprio modo de ser pode estar contribuindo para a tensão que está sentindo.

Se assinalou mais do que 8:

Seu nível de stress parece estar altíssimo. Seria bom consultar um psicólogo especialista em stress para fazer um diagnóstico. Sem dúvida, você tem fontes de stress representadas pelo mundo ao seu redor (pode ser família, ocupação, sociedade etc.) e fontes internas (seu modo de pensar, de sentir e de ser) com as quais precisa aprender a lidar.

O instrumento acima não é um teste, nem permite o diagnóstico de qualquer doença. É útil para dar uma ideia sobre o seu modo de ser e agir. Se precisar de um diagnóstico, procure um psicólogo do IPCS que poderá fazer uma avaliação completa.

Fonte: Marilda Novaes Lipp


Buy now
Open chat