parallax background


CLÍNICA

Acupuntura



 

Dentre todas as práticas terapeutas que desafiam o tempo e as culturas, permanecendo sempre em utilização, encontra-se a ACUPUNTURA, um dos tratamentos mais antigos do mundo, que surgiu há milênios. Sua eficácia, em várias áreas da saúde, tem recebido grande atenção e é utilizada cada vez mais no nosso meio. Alivia a ansiedade, depressão e dores, auxilia a reprodução assistida e muito mais!

Os antigos médicos chineses desenvolveram o sistema da Acupuntura com base na noção de que o fator causal das doenças é o desequilíbrio da energia física ou emocional, ocasionado pelo meio ambiente, fatores externos e internos, ou pelas emoções retidas. Assim, a doença é sempre a manifestação de um desequilíbrio energético. A terapêutica consiste em corrigir tais desequilíbrios. As agulhas estimulam determinados pontos nos meridianos, ajudando a energia a fluir corretamente através do corpo.

Em 1979, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a Acupuntura como especialidade médica no Brasil. Logo, em 2002, a Acupuntura – incluída no Catálogo Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho – foi também reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), como recurso complementar no trabalho do psicólogo, através da Resolução CFP nº 005/2002. Pesquisas indicam a eficácia clínica da Acupuntura em várias áreas, veja abaixo:

 


PESQUISAS

Eficácia clínica da Acupuntura



DESORDENS PSICOLÓGICAS
ansiedade, depressão leve, insônia, stress, transtornos psicossomáticos.
SISTEMA NERVOSO
sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), vertigens, zumbidos.
DOR EM GERAL
dor crônica, fibromialgia, artrite reumatoide, dor oncológica, cefaleia tensional, enxaqueca, desordens da ATM (Articulação Têmporo-Mandibular).
REGIÃO CERVICAL E MEMBROS SUPERIORES
dor muscular, dor crônica do ombro, dor/rigidez na região do pescoço, LER/DORT e dor pós-cirúrgica.
REGIÃO LOMBAR E MEMBROS INFERIORES
lombalgia (dor na região lombar) aguda, lombalgia crônica, dor ciática, osteoartrose de joelho, osteoartrite de joelho e quadril e dor pós-cirúrgica.
SISTEMA GENITO-URINÁRIO
TPM, dismenorreia (cólica menstrual), cólica renal, cistite intersticial crônica, dor por endometriose, síndrome do climatério, dor pélvica crônica, prostatite crônica.
NÁUSEA E VÔMITOS
pós-operatório, na gestação, por quimioterapia e radioterapia e outras causas.
GASTROENTEROLOGIA
dor na pancreatite crônica, síndrome do cólon irritável, cólica biliar, constipação crônica, gastrite, cólica intestinal.
ALERGIA E IMUNOLOGIA
asma brônquica, rinite alérgica.
DERMATOLOGIA
psoríase, eczema, acne, alopecia areata (queda de cabelo), dermatite de contato.
REPRODUÇÃO ASSISTIDA
a eficácia da acupuntura no tratamento da infertilidade tem sido evidenciada por uma melhora da fertilidade nas técnicas de reprodução assistida, quando associadas às práticas médicas.
 
 

Dr. Louis Mario Novaes Lipp

ESPECIALISTA

Como se trata de um procedimento terapêutico, baseado em diagnóstico etiológico da patologia, necessita de conhecimento preciso de anatomia e fisiopatologia humana.
Assim, deve ser realizada somente por profissionais especializados em sua prática. O IPCS oferece os serviços de Acupuntura por um grande especialista na área: Dr. Louis Mario Novaes Lipp.

 
 
 

Buy now