CURSOS

Corpo Docente - Alguns Currículos


 

Professores Regulares



Dra. Marilda Emmanuel Novaes Lipp, psicóloga pela American University. Mestre e PhD. pela George Washington University. Pós-doutorado em Stress Social, no National Institute of Health, dos EUA. Presidente Emérita da Associação Brasileira de Stress. Foi Membro do Conselho Cientifico da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida). Diretora presidente do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS). Membra da Academia Paulista de Psicologia, onde ocupa a cadeira número 7 – Oscar Freire. Foi Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (2015-2019). Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapia Cognitiva – FBTC. Coeditora da revista Boletim da Academia Paulista de Psicologia. Autora de vários livros sobre stress e TCC. Diretora fundadora do IPCS.
Currículo Completo.

Ms. Ana Cristina Bechara Barros Fróes Garcia, graduação em Comunicação Social (FACHA) e Psicologia (FAMATH); Mestrado em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (2006). Especializações em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (NUTES-UFRJ); Terapia Familiar Sistêmica(CAAPSY) e Teoria e Prática Junguiana (UVA); Terapia Cognitivo-comportamental na clínica - Atuação: Psicóloga Clínica, atendimento de criança, adulto, casal e família, Psico-oncologia; Docente e Supervisora clínica do curso de graduação de Psicologia da Universidade Estácio de Sá - Niterói - RJ; Professora e Supervisora Clínica do Centro de Atendimento e Aperfeiçoamento em Psicologia(CAAPSY);Diretora do Centro Psicológico de Controle do Stress - CPCS - unidade Niterói; Membro da Sociedade Brasileira de Psico oncologia - SBPO RJ; Vice- Presidente da Associação Brasileira de Terapia Familiar (ABRATEF) - gestão 2016-2018; Presidente da Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro (ATF-RJ) gestão 2016 - 2020; Editora da Revista Brasileira de Terapia Familiar ABRATEF (2019-2022); membro do Conselho Deliberativo e Científico da ABRATEF (2014-2022); Diretora de Relações Institucionais da ATF-RJ (2020-2022).
Currículo Completo.

Dra. Ana Gabriela Pinheiro da Silva Annicchino, psicóloga e Coach. Docente no curso de Psicologia da Universidade Paulista - UNIP. Possui mestrado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atua como psicóloga, em clínica particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitivo-Comportamental e Terapia Cognitiva Processual, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos de ansiedade, depressão, transtornos alimentares e transtornos de personalidade. Formação em coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching certficado pela European Coaching Association e pela Global Coaching Community.
Currículo Completo.

Profa. Célia de Fátima Pravatta Pivetta, psicóloga. Atua na área clínica em consultório particular. É especialista clínica na abordagem da Terapia Comportamental-Cognitiva pelo IPCS. É docente do curso de Pós-Graduação e Extensão Universitária em TCC, na mesma instituição em Campinas. Curso em Terapia Cognitiva-Comportamental pelo Instituto Albert Ellis NY. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapia Cognitiva – FBTC.
Currículo Completo.

Dr. Cesar Roberto Pinheiro, doutor em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (2019), Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência, pela PUC- Campinas (2008) e Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Atualmente é professor do Curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo e do IPCS (Instituto Psicológico de Controle do Stress). Tem experiência na área de Psicologia Clínica. Os principais temas de pesquisa são: stress, qualidade de vida, violência, traços de personalidade.
Currículo Completo.

Dra. Claudiane Aparecida Guimarães, possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência na Pontifícia Universidade Católica de Campinas-SP (2010) na linha de pesquisa de prevenção e intervenção terapêutica. Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência na Pontifícia Universidade Católica de Campinas-SP (2015), tendo realizado Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa/Portugal. Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (2012). Especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG (2020). Formação em Tanatologia pela Rede Nacional de Tanatologia (2013). Coordenadora da Clínica de Psicologia e Docente na Universidade de Uberaba (UNIUBE). Experiência na área de Psicologia, com ênfase em intervenção terapêutica nas temáticas Terapia Cognitivo Comportamental, Tanatologia, Luto, Cuidados Paliativos, Estresse e Estratégias de Enfrentamento.
Currículo Completo.

Ms. Daniela Guimarães Laquinta Cipriano, psicóloga. Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas (1993). Atua no IPCS como Psicoterapeuta especializada no controle do stress de adultos e TCC. Coautora de diversos capítulos de livros e trabalhos científicos apresentados em congressos. Realiza palestras na área do stress em instituições e escolas. Docente do curso de Pós-Graduação e Extensão Universitária em TCC, na mesma instituição em Campinas. Atuando principalmente nos seguintes temas: stress, qualidade de vida, relacionamento afetivo e stress pós-traumático.
Currículo Completo.

Prof. Eduardo Gregolin Moretti, graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental com ênfase em Terapia Racional Emotivo-Comportamental pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS). Especialista em Filosofia e Autoconhecimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do curso de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental no IPCS. Psicólogo Clínico no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS-AD) da cidade de Paulínia/São Paulo e no IPCS. Experiência em temas relativos à Psicologia Clínica, Terapia Cognitivo-Comportamental e ao estudo do Stress e de Substâncias Psicoativas, além de autoria de artigos e capítulo de livro nas áreas mencionadas.
Currículo Completo.

Dra. Evlyn Rodrigues Oliveira, psicóloga graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (Cognitivo - FADISMA) e Psicologia Positiva (PUCRS), orientadora profissional (UERJ), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ (PPGPS-UERJ) e Doutoranda no PPGPS. Atua em consultório particular, realizando atendimentos clínicos de adolescentes e adultos. Participa como pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa da UERJ, que desenvolve estudos sobre ansiedade clínica e habilidades sociais. No mestrado, ministrou aulas na disciplina de Psicologia e Bases do Pensamento Cognitivo-Comportamental no Instituto de Psicologia (IP-UERJ) e atuou como co-supervisora clínica do estágio em terapia cognitivo-comportamental no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA-UERJ). Durante o Doutorado, é supervisora clínica voluntária do estágio em TCC no SPA-UERJ, ministrou aulas nas disciplinas de Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia e Bases do Pensamento Cognitivo-Comportamental aos alunos do IP-UERJ, além de ter participado da fundação da Liga Acadêmica de Terapia Cognitivo-Comportamental da UERJ. Ênfase nos seguintes temas: transtornos de ansiedade, habilidades sociais, comportamentos pró-sociais, relação terapêutica e bem-estar.
Currículo Completo.

Dra. Eliza Cristina Porkate, Formada como Psicóloga e Bióloga, ambas graduações cursadas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com pós-graduação em nível Especialista em Psicopedagogia e pós-graduação em nível Mestrado em Psicologia: Ciência e Profissão, linha de pesquisa em Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela mesma instituição. Formada como Psicóloga e Bióloga, ambas graduações cursadas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com pós-graduação em nível Especialista em Psicopedagogia e pós-graduação em nível Mestrado em Psicologia: Ciência e Profissão, linha de pesquisa em Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela mesma instituição. É especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress -IPCS e Certificada em Avaliação de Stress em Empresas, também pelo IPCS. É docente em nível superior, em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia e Psicopedagogia. Como Bióloga, é coautora de livro em Alfabetização através das Ciências, possui experiência em Licenciatura e área Laboratorial, comunidade científica e acadêmica em geral, em pesquisas Como Psicóloga, possui experiência em Arteterapia, Dança e Massoterapia, em atividades que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, motoras e sociais das pessoas com deficiência que possibilitem sua inclusão efetiva na sociedade, bem como reabilitação cognitiva. Estuda o Enfrentamento do Stress Infantil e suas manifestações psicossomáticas na infância, Qualidade de Vida e Stress. Atua como Psicóloga Clínica Infantil e Adulto, no Instituto de Psicologia e Controle do Stress de Campinas Dra Marilda Emmanuel Novaes Lipp.

Dra. Fernanda Ottati, psicóloga, Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica). Docente do curso de Psicologia da Universidade São Francisco desde 2009. Experiência em avaliação psicológica e no desenvolvimento de projetos na área de Orientação Profissional.
Currículo Completo.

Dra. Francine Nathalie Ferraresi Rodrigues Queluz, psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, trabalha principalmente com temas relacionados ao desenvolvimento adulto e velhice, habilidades sociais, coping, saúde mental, avaliação psicológica e validação de instrumentos em diferentes contextos. Atualmente é docente do Curso de Psicologia no Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Hortolândia e Engenheiro Coelho. É a principal autora do Inventário de habilidades sociais para cuidadores de idosos (IHS-CI), o qual foi normatizado no Pós-doutorado em Psicologia, área de concentração em Avaliação Psicológica, na Universidade São Francisco. Realizou uma parte de seu doutorado na Universidad Nacional de Cordova- Argentina e outra na Universidade do Porto, em Portugal, assim como uma parte de seu Pós-doutorado na Mount Saint Vincent University (MSVU), localizada em Halifax no Canadá. Na última, ajudou a desenvolver um aplicativo para avaliar as demandas de cuidadores de idosos. Atualmente, mantém parceria com as instituições internacionais nas quais realizou seus estágios durante sua formação e também com outras instituições, como a Dalhousie University e o IWK Health Center, também localizadas em Halifax, Canadá. É editora júnior da Revista Avaliação Psicológica e faz parte do GT-Relações Interpessoais e Competência Social da ANPEPP.
Currículo Completo.

Dra. Gabriela Fabbro Spadari, psicóloga, Pós-Doutoranda em Avaliação Psicológica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestre e Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na linha de pesquisa em Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica, bolsista Cnpq (2014-2016) e Capes (2016-2019). Especialista em Psicologia Clínica, de linha Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress. Certificada em Terapia Racional Emotiva Comportamental - Primary pelo The Albert Ellis Institute, em Avaliação de Stress em Empresas pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress. Possui aperfeiçoamento em Comportamento Suicída: estratégias de Prevenção pela Universidade de Campinas. Atualmente é docente no curso de psicologia da UNIFACP e docente do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS), ocupa o cargo de primeira secretária da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS) e é membro do Grupo de Trabalho: Avaliação Psicológica em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Já orientou 46 trabalhos de conclusão de cursos de pós graduação. Autora de dois livros. Possui experiência na área de Psicologia, principalmente nos seguintes temas: Docência; Psicologia Clínica (TCC e TREC); Avaliação Psicológica, Psicologia Positiva e Criatividade; Psicologia do Trabalho e Organizacional.
Currículo Completo.

Dra. Gisele Maria da Silva, doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2015), Especialista em Neuropsicologia (2021) e Terapia Cognitivo-Comportamental (2018) pela UNIFIA - Centro Universitário Amparense, Especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae (2009) e Graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2006). Psicóloga da equipe profissional da modalidade de futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras, docente da graduação de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu e docente do curso de Pós-Graduação em Treinamento Desportivo da Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU-SP). Entre os anos de 2012 e 2020 coordenou o Setor de Psicologia das categorias de base da modalidade do Futebol de Campo da Sociedade Esportiva Palmeiras, conduzindo o trabalho com atletas em processo de formação, transição para equipe profissional e atletas da equipe adulta. Anteriormente, atuou entre os anos de 2009 e 2012 com a modalidade de futebol de salão da mesma instituição (SEP). Em paralelo (2010), iniciou a implantação do Departamento de Psicologia do Esporte da Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu), onde permaneceu até janeiro de 2016.
Currículo Completo.

Dra. Lucia Emmanoel Novaes Malagris, possui mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua na graduação no Departamento de Psicologia Clínica e na pós-graduação, tendo sido Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia no período 09/2012 a 09/2014. Presidente da Associação Brasileira de Stress no biênio 2008 a 2010, reeleita para o biênio 2010-2012. Atual representante docente do Instituto de Psicologia no Programa de Residência Multiprofissional da Saúde da Mulher do Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis, UFRJ. Revisora de várias revistas: Arquivos Brasileiros de Psicologia, Estudos de Psicologia (Campinas), Estudos de Psicologia (Natal), Psicologia em Estudo, Psicologia: Reflexão e Crítica e Psicologia: Teoria e pesquisa, Risk Analysis, Avaliação Psicológica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde na abordagem Cognitivo-Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: stress, qualidade de vida, hipertensão arterial, síndrome metabólica, prevenção e tratamento psicológico. Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e Certificação em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.
Currículo Completo.

Dr. Luiz Henrique Fortunato Rodrigues, Psicólogo graduado pela UNISAL de Americana. Mestre em Psicologia na PUC Campinas. Especialista em psicologia clínica em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress – IPCS. Professor no curso de pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental no IPCS. Professor e supervisor de casos clínicos na abordagem Cognitivo Comportamental (TCC) em curso de pós-graduação em psicologia do Instituto de Psicologia Aplicada – Nexo e no curso de graduação em psicologia nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Administrador de Empresas e pós-graduação em capacitação gerencial pelo Centro Universitário Fundação Santo André, além de pós-graduação em Gestão de Projetos pelo IETEC.

Dr. Louis Mario Novaes Lipp, formado em Biomedicina, com especialização em acupuntura e patologia clínica pela Faculdade Devry/Metrocamp, e especialista em Acupuntura pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA). Também é formado em Farmácia pela Universidade São Francisco. Possui pós-graduação pela USP em Logística, formado em Tecnologia de Hardware de Informática, nos Estados Unidos, e Mestrado em Administração de Empresas nos Estados Unidos. Tem especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pelo IPCS. É Diretor administrativo do IPCS. Autor de vários artigos e capítulos de livros sobre stress ocupacional. Trabalha também com laser terapia e ILIB -- Laser Irradiation of Blood (irradicação intravascular do sangue com laser).
Currículo Completo.

Dra. Márcia Bignotto, psicóloga, Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas, e especialista em Terapia Comportamental-Cognitiva pela FBTC. Atua na área clínica com enfoque no atendimento infantil no Instituto de Psicologia e Controle do Stress. Realiza palestras na área do stress infantil e adolescente nas instituições e escolas. É autora e coautora de diversos capítulos de livros e trabalhos científicos na área infantil apresentados em congressos. É docente do curso de aprimoramento em TCC Infantil e Adolescente do IPCS, tanto na matriz, em Campinas, quanto na filial, em São Paulo. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapia Cognitiva – FBTC.
Currículo Completo.

Dra. Maria Angélica Sadir Prieto, possui Mestrado em Ciências Biomédicas pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Doutora em Psicologia pela PUC Campinas (2010). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comportamental Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: stress, estressores internos, crenças irracionais e relacionamentos interpessoais e Gestão de Pessoas. Foi docente dos Cursos de Especialização em Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) do Centro Psicológico de Controle do Stress em Campinas por 10 anos e atualmente docente dos cursos de Especialização em TCC pelo Instituto de Terapia Cognitivo Comportamental em Campo Grande, no Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva em Curitiba e de Foz do Iguaçu e do AMBULIM pelo Instituto de Psiquiatria do HC da Universidade de São Paulo. Além disso, docente do Programa de MBA em Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações da Faculdade São Camilo em São Paulo e do MBA em Liderança e Coaching das Universidade de Cuiabá e da Universidade de Sinop (MT). Tem formação e atua em em Coaching desde 2010.
Currículo Completo.

Dr. Mateus Henrique Nogueira, psicólogo clínico, neuropsicólogo, doutor em Ciências (área de concentração em Neurociências). Pesquisador na área de Neurociências com foco de atuação em avaliação neuropsiquiátrica, avaliação neuropsicológica e reabilitação cognitiva. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental com enfoque em Terapia Racional Emotiva Cognitiva Comportamental (TRECC) e Especialista em Neuropsicologia.
Currículo Completo.

Prof. Orlando Bueno Filho, psicólogo pela Universidade São Francisco (2013). Especialização em Especialização em Terapia Cognitiva-Comportamental pelo Centro Psicológico de Controle de Stress (2015). Aperfeiçoamento em nível primário em TREC pelo Instituto Albert Ellis (2015) e aperfeiçoamento em TREC nível avançado pelo Instituto Albert Ellis (2016). Atualmente é psicólogo do núcleo neurológico Bragança e do centro de recuperação Recanto dos Cisnes. Psicólogo Institucional do Centro de Recuperação para dependentes químicos Liberty e Professor da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia.
Currículo Completo.

Dra. Tátila Martins Lopes, psicóloga pela UNESP/Assis. Neuropsicóloga nível clínico-pesquisador certificada pela SBNp. Psicoterapeuta especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo IPCS. Mestre em fisiopatologia médica, área neurociências pela UNICAMP. Doutora em Ciências pela UNICAMP, doutorado-sanduíche (estágio em Neuropsicologia) no Medical College of Wisconsin. Docente do curso de especialização do IPCS. Atua como psicoterapeuta no Treino de Controle do Stress e como psicóloga clínica nas abordagens de terapia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia. Autora e coautora de artigos científicos.
Currículo Completo.

Dra. Vanessa Dordron de Pinho, possui Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Terapeuta Cognitiva certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Tem especialização em Terapia de Família pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestre e doutora em Psicologia Social pela UERJ, na linha de pesquisa de processos sociocognitivos e psicossociais. Possui formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva (WP). Realiza atendimento psicoterápico particular e online. É psicóloga da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (em vacância).É professora Adjunta do Instituto de Psicologia da UERJ. Ministra aulas em cursos de Pós-graduação e de formação em Terapia Cognitivo-Comportamental. É membro do Grupo de Trabalho: Processos, Saúde e Investigação em uma perspectiva cognitivo comportamental na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Foi docente da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Foi membro da diretoria da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro na gestão 2011-2014. Tem experiência na área de Psicologia Clínica (Terapia Cognitivo-Comportamental) e tem interesse principalmente nos seguintes temas: Terapia Cognitivo-Comportamental, habilidades de interação social, empatia, perdão, autoconhecimento, Terapia do Esquema, relação terapêutica, a pessoa do terapeuta.
Currículo Completo.

 

 

Professores Convidados



Ms. Alessandra Monteiro Marquez, possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989) e Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994). Possui ainda Especialização em Recursos Humanos pelo INPG (1992). Atualmente é Coordenadora Auxiliar do Curso e do CPA (Centro de Psicologia Aplicada) da Universidade Paulista (UNIP) – Campus Limeira. Como docente desta Universidade, Campus Limeira e Campinas (até 2009), ministra ou já ministrou várias disciplinas, como Psicologia Ciência e Profissão, Processos Psicológicos Básicos, Psicologia Geral e Experimental, Psicologia Comportamental, Psicoterapia Cognitiva, Psicologia Hospitalar e Psicologia da Saúde, além de supervisionar estágios em atendimentos clínicos e psicoterapia. Tem experiência de 21 anos em atendimentos psicoterápico, com atendimento individual e de casal e em terapia na área de stress. Também ministra anualmente módulos de Stress e Qualidade de Vida em MBA de Gestão Estratégica de Pessoas, na UNICEP (São Carlos), e ministrou módulos em terapia comportamental e cognitiva nos Cursos de Extensão e de Aperfeiçoamento do CPCS (Centro Psicológico de Controle de Stress), em Campinas. Possui vários cursos na área de stress, de terapia comportamental e cognitiva e cursos de apresentações e treinamentos.
Currículo Completo.

Dr. Bernard Range, doutor em Psicologia, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nacionalmente conhecido pela sua grande contribuição, é um dos maiores nomes no campo da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil.
Currículo Completo.

Dra. Eliana Torrezan da Silva, psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas, Pós-doutorado em Psicologia, na mesma instituição, e especialista em Terapia Comportamental-Cognitiva pela FBTC. Docente convidada do curso de Pós-graduação em TCC no Instituto de Psicologia e Controle do Stress, em São Paulo. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapia Cognitiva – FBTC.
Currículo Completo.

Dra. Juliana Caversan de Barros, psicóloga, doutora pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRJ (2015). Possui mestrado (2007) e graduação (2002) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), com ênfase em Psicologia da Saúde, Investigação e Modificação de Estilos de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: stress, fatores de risco, doenças crônicas, qualidade de vida, promoção e prevenção em saúde, e adesão aos tratamentos. Ministra aulas, cursos, palestras, workshops e treinamentos na referida área. Desenvolve projetos de bem-estar e qualidade de vida. Realiza supervisão clínica de orientação Cognitivo-Comportamental.
Currículo Completo.

Profa. Maria Amália do Val Simoni, possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981) e graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980). Atualmente é professora-visitante do Centro Psicológico de Controle de Stress, professora da Universidade Paulista e psicólogo judiciário no TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica.
Currículo Completo.

Dra. Patricia Maria de Azevedo Pacheco, graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestra (1996) e doutora (2007) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área da psicologia clínica e docência em Psicologia, tendo formação e experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, qualidade de vida, treinamento de habilidades sociais em diversas áreas e tratamento de transtornos psicológicos.
Currículo Completo.