INSTITUCIONAL
Cases
Desde 1985, o IPCS tem atendido a inúmeras empresas particulares e organizações governamentais com grande sucesso deixando um lastro de ações de impacto no dia a dia dos colaboradores que participaram das ações empreendidas. A seguir apresentamos alguns dos casos mais marcantes.
CASE 1
O IPCS realizou um impressionante programa de controle do stress em um dos maiores bancos do Brasil, incluindo o treino em gerenciamento do stress ocupacional de 1.889 colaboradores. Interessante notar na tabela a seguir que este número corresponde a 80% dos colaboradores encaminhados pelo serviço de saúde do banco, mostrando que em ações relevantes, a adesão dos membros de equipe pode ser significativa. Isto é importante porque é conhecimento de todos os empresários que nem sempre os colaboradores aderem a programas de saúde oferecidos pela organização. Neste caso, a adesão foi surpreendente considerando que o programa incluiu a participação do colaborador por uma hora semanal, por um período de 8 semanas fora do horário de trabalho regular.
ALCANCE DO PROGRAMA CONTROLE DO STRESS EM BANCO DE GRANDE PORTE
ANO DO INÍCIO | INDICADOS | ATENDIDOS | PARTICIPAÇÃO-APROVEITAMENTO EM % |
---|---|---|---|
2020 | 572 | 367 | 64% |
2019 | 750 | 750 | 100% |
2018 PRESENCIAL | 76 | 76 | 100% |
2018 | 715 | 500 | 70% |
2017 | 240 | 196 | 82% |
TOTAL | 2.353 | 1.889 | 80% NO TOTAL |
CASE 2
PROGRAMA EM MEDICINA PREVENTIVA
IPCS conduziu um programa de treino de controle do stress e promoção de saúde mental em participantes de um Plano de Saúde em uma cidade do interior de São Paulo. Os resultados foram muito significativos em que no período de 2 anos houve uma redução no número de consultas de 22,54% e de 38,47% no número de pronto atendimentos. Estes resultados que aparecem na tabela a seguir mostram que o programa do IPCS de prevenção do stress e promoção da saúde é extremamente eficaz.
PROCEDIMENTO | REDUÇÃO |
---|---|
NÚMERO DE CONSULTAS | 22,54% |
PRONTO ATENDIMENTO | 38,47% |
Comparação do número de atendimentos antes e um ano após os serviços do IPCS.
CASE 3
PROGRAMA EM CONSULTORIA FINANCEIRA
Nem sempre os programas do IPCS se destinam a muitos colaboradores. O gráfico a seguir mostra como um programa de controle do stress e promoção de qualidade de vida foi eficaz para a redução do stress em 56 colaboradores que participarem do programa implantado pelo IPCS. Pode se observar no gráfico que a percentagem de pessoas sem stress passou de zero para 37,5% e que houve uma redução significativa na gravidade de stress apresentada pelos outros colaboradores.
Programa implementado em uma consultoria financeira de São Paulo pelo periodo de 18 meses com 56 colaboradores.

CASE 4
PROGRAMA PARA SERVIDORES SEGURANÇA PÚBLICA
Público Beneficiado: 2266. Servidores da Segurança Pública do Estado do Mato Grosso.
DESACELERAÇÃO DOS AFASTAMENTOS DEVIDO
A TRANSTORNO MENTAIS (F 00-F99)
2009 | 2010 | 2011 | |
---|---|---|---|
TOTAL POR ANO | 447 | 345 | 193 |
CASE 5
PROGRAMA PARA BANCO
Público Beneficiado: 978. Colaboradores de um banco - Nível Nacional.
COMPARAÇÃO ANTES E APÓS O TCS

CASE 6
STRESS E QUALIDADE DE VIDA: EFICÁCIA MUTATIVA DO TREINO DE CONTROLE DO STRESS
Público Beneficiado: 978 colaboradores de um banco. Avaliação de prevalência de stress em três momentos: antes, após e 6 meses depois do treinamento em controle do stress. Gráfico mostra que os efeitos do treinamento se mantem após seu término.
COMPARAÇÃO DE NIVEL DE STRESS ENTRE TRÊS MOMENTOS

DA SEGURANÇA PÚBLICA
MAPEAMENTO DE NIVEL DE QUALIDADE E VIDA, STRESS E FONTES DE STRESS OCUPACIONAL
Um dos serviços que o IPCS oferece é pesquisa de mapeamento de níveis de stress e fontes de stress ocupacional. No que se refere à qualidade de vida, o mapeamento é realizado em quatro áreas do viver: profissional, social, afetiva e saúde.
Sergipe:
O IPCS ganhou os processos de licitação para implantação de centros e programas de gerenciamento de stress e melhoria de qualidade de vida nas Secretarias de Segurança de vários estados, dentre eles, Tocantins e Sergipe, Os projetos tiveram participação de aproximadamente 5 mil servidores e foram concluídos com grande sucesso, conforme atestado de competência técnica aferido.
Ceará e Mato Grosso:
Em regime de inexigibilidade, o IPCS procedeu a mapeamento de stress, fontes estressoras no trabalho e qualidade de vida de servidores da Secretaria se Segurança Pública dos estados do Ceará e Mato Grosso. Em Mato Grosso, o IPCS desenvolveu um centro de gerenciamento do stress e melhoria de qualidade de vida.
Esses trabalhos foram realizados com a Policia Militar, Policia Civil, Bombeiros e Polícia Técnica, além de com carcereiros, agentes penitenciários e servidores dos núcleos.
Outros serviços desenvolvidos nas Secretarias de Segurança Pública:
- Programa de Reinserção de Servidores: Levantamento das causas de afastamento dos servidores, análise da percepção que eles e o seu grupo tem quanto a sua reinserção no trabalho; elaboração de um programa de acompanhamento da recuperação e reinserção do servidor no trabalho.
- Programa de Gerenciamento da Raiva para servidores da Segurança Pública.
- Programa de controle de stress pós-traumático, incluindo mapeamento do índice de servidores atingidos.
- Programa de capacitação de equipes de qualidade de vida, controle do stress, reinserção, stress pós-traumático.
- Campanhas educativas sobre saúde mental, burnout, stress e hábitos de vida.
- Capacitação da equipe da saúde e de qualidade de vida para manutenção dos programas implantados.
DO TRAFICO AÉREO
O IPCS já conduziu treinamentos de controladores de voos da Infraero e faz regularmente as avaliações psicológicas de novos servidores na admissão.
DA ÁREA PETROLÍFERA
Por 20 anos o IPCS prestou serviços para várias unidades da Petrobras/REPLAN. Os trabalhos envolveram avaliação de stress e qualidade de vida de trabalhadores, elaboração de feedback por meio de relatórios individuais e gerenciais. Envolveu também o tratamento psicológico dentro da terapia cognitivo comportamental e do stress por meio de treino psicológico de controle do stress, que é exclusivo para uso dos profissionais do IPCS.
DO JUDICIÁRIO
Palestras e workshops tem sido realizados em vários setores do Judiciário em inúmeros estados para juízes, desembargadores e servidores. Mapeamento do nível de stress e de qualidade de vida tem sido conduzidos também.
IPCS
EQUIPE E METODOLOGIA
O IPCS possui uma Equipe composta por psicólogos clínicos, alguns com Doutorado e Pós-Doutorado, alguns com Mestrado e todos altamente especializados no Treino de Controle do Stress. Conta também com acupunturista, psiquiatra, neurologista, nutricionista e fisioterapia.
Nosso maior diferencial é: Treino de Controle do Stress*
- Supervisão técnica da Dra Lipp em todos seus eventos e intervenções locais.