CURSOS
Especialização
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Clínica
Os objetivos são:
Preparar profissionais para intervenções aplicadas às disfunções cognitivas e psicofisiológicas, capacitando-os no uso de procedimentos clínicos baseados conceitualmente na terapia cognitiva e dentro de um referencial ético explícito.
NOSSOS DIFERENCIAIS:
PÚBLICO ALVO:
Psicólogos e Psiquiatras.TURMAS:
Presencial: Mensal (Sábado) em Campinas (Duração de dois anos).Presencial: Quinzenal (Sábado) em Campinas (Duração de um ano).
VAGAS:
Vagas Limitadas.TABELA DAS TURMAS E DE VALORES
PERÍODO | CAMPINAS | INVESTIMENTO | INSVESTIMENTO |
---|---|---|---|
Mensal Presencial | 31/08/2024 | 24 parcelas de R$700,00* Ou | 26 parcelas de R$647,00* |
Quinzenal Presencial | 31/08/2024 | 14 parcelas de R$1.200,00* | |
* + Inscrição R$150,00 |
ESTRUTURA DO CURSO:
O curso foi estruturado de modo a propiciar ao aluno a construção da aprendizagem de modo contínuo e sistemático e inclui:
CARGA HORÁRIA:
360 horas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
180 horas (44 horas de Atendimento Clínico + 44 horas para elaboração de relatório + 92 horas de Supervisão).
Conceituação da Terapia Cognitiva: Seu Surgimento e Evolução:
• Bases que fundamentam a TCC e Neobehaviorismo;
• A Terapia Cognitiva no Brasil;
• A Terceira Onda.
Terapia Cognitiva:
• Análise Funcional;
• A Terapia Cognitiva de Beck;
• A Terapia Racional Emotiva Comportamental.
Atuação do Terapeuta em TCC:
• Ética na TCC;
• Relação Terapêutica (postura e atuação do terapeuta cognitivo frente ao paciente).
Pesquisa Científica:
• Ética em pesquisa e a pesquisa com seres humanos;
• Métodos de investigação: tipos de pesquisa;
• Leitura, análise e interpretação de textos científico.
Elaboração de Textos Científicos: Projetos de Pesquisa:
• Definição de problema, objetivos e levantamento de hipóteses;
• A pesquisa bibliográfica;
• O método de pesquisa: escolha do delineamento.
Elaboração do Artigo Científico:
• Escolha do tema e objetivos;
• A escrita científica;
• Elaboração e Apresentação do trabalho.
Função, a Postura e Atuação do Terapeuta Cognitivo-Comportamental Frente ao Paciente:
• Função do Terapeuta Cognitivo-Comportamental;
• Postura do Terapeuta Cognitivo-Comportamental;
• Atuação do Terapeuta Cognitivo-Comportamental.
Avaliação em TC e o Quadro Diagnóstico Integrado: de Crianças, Adolescentes e Adultos (Conceitualização de Caso Clínico):
• Bases para a elaboração de um plano terapêutico adequado;
• Avaliação em Terapia Cognitivo-Comportamental;
• Diagnóstico integrado (conceitualização do caso).
Disfunções Cognitivas: Noção de Crenças Irracionais e de Técnicas de Albert Ellis:
• Terapia Racional-Emotiva Comportamental;
• Crenças irracionais;
• Técnicas da Terapia Racional-Emotiva Comportamental.
Mudança, Resistência à Mudança e Valores na Terapia Cognitivo-Comportamental:
• Mudança em Terapia Cognitivo-Comportamental;
• Resistência à mudança em Terapia Cognitivo-Comportamental;
• A Terapia Cognitivo-Comportamental e os valores.
O Uso de Metáforas na Terapia Cognitivo-Comportamental:
• Conceituação de metáforas;
• Função terapêutica das metáforas;
• O uso das metáforas na Terapia Cognitivo-Comportamental.
Principais Técnicas Utilizadas na Terapia Cognitiva Comportamental:
• Técnicas comportamentais (primeira onda);
• Técnicas cognitivas (segunda onda);
• Técnicas contextuais (terceira onda).
A TCC Aplicada aos Transtornos de Personalidade:
• Transtornos de Personalidade do Grupo A (Transtorno de Personalidade Paranoide, Transtorno de Personalidade Esquizotípica, Transtorno de Personalidade Esquizoide);
• Transtornos de Personalidade do Grupo B (Transtorno de Personalidade Antissocial, Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno de Personalidade Narcisista, Transtorno de Personalidade Histriônica);
• Transtornos de Personalidade do Grupo C (Transtorno de Personalidade Evitativa, Transtorno de Personalidade Dependente, Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsiva).
A TCC Aplicada aos Transtornos Depressivos e ao Transtorno Bipolar:
• Transtorno Depressivo Maior;
• Transtorno Depressivo Persistente (distimia);
• Transtorno Bipolar.
A TCC Aplicada aos Transtornos de Ansiedade:
• Transtorno de Pânico e agorafobia;
• Fobia Específica e Transtorno de Ansiedade Generalizada;
• Transtorno de Ansiedade Social e outros.
A TCC Aplicada aos Transtornos Relacionados a Substância e Transtornos Aditivos:
• Transtornos relacionados a substâncias;
• Dependência de internet;
• Comprar e jogar compulsivos.
A TCC Aplicada a Diferentes Transtornos:
• Transtorno Obsessivo Compulsivo e transtornos relacionados;
• Transtornos Alimentares;
• Disfunções sexuais.
Conceituação e Diagnostico do Stress Emocional:
• Psicologia da Saúde e mudanças de hábitos de vida;
• O modelo quadrifásico do stress e o stress pós-traumático;
• A avaliação do stress em adultos e em crianças e a teoria de temas de vida.
Consequências do Stress Excessivo e seu Tratamento:
• O stress e suas manifestações psicofisiológicas: hipertensão arterial essencial, psoríase, vitiligo, úlceras raiva;
• Stress no mundo corporativo;
• Psicofarmacologia e o treino psicológico de controle do stress.
Transtornos na Infância:
• Enurese e Encoprese;
• Depressão Infantil;
• A TCC aplicada a TDAH em crianças.
A Educação Afetiva e a Prevenção de Farmacodependência:
• Educação Afetiva;
• Comportamentos de risco para a farmacodependência;
• Educação Afetiva e Prevenção de Farmacodependência.
Adolescência:
• Bullying;
• Cyberbullying;
• Sexualidade.
TREC com Crianças:
• TREC na infância;
• Etapas da TREC;
• Caso Clínico.
Orientação de Pais:
• Relação entre pais e filhos – infância;
• Relação entre pais e filhos – adolescência;
• Comunicação saudável.
As atividades complementares estão implantadas na estrutura do currículo pedagógico do curso, como componente do histórico escolar e compreendem encontros ao vivo on line com professores de cada disciplina sobre os assuntos abordados em cada módulo.
O objetivo destas atividades é fornecer ao aluno contato amplo com a teoria e a prática, promovendo contato com atividades que um especialista em psicologia poderá vir a desenvolver no exercício de sua profissão. As atividades complementares são, portanto, componentes curriculares enriquecedores, tendo como requisito a participação ativa do aluno não pratica da Psicologia.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
Aos alunos serão recomendadas atividades de acordo com a oportunidade e seu interesse. Inclusive atividades comunitárias visando à prevenção e controle do stress no Dia Nacional do Combate ao Stress e Jornadas.
RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Todos têm o direito de conseguir tratamento psicológico, quando necessitam, independentemente de sua condição social, econômica e idade.
Por conta disso, o IPCS oferece este tratamento, realizado pelos alunos de pós graduação de nossos cursos, supervisionado pelos professores, de forma online e presencial em sua Matriz Campinas.
INFRA-ESTRUTURA FÍSICA:
O IPCS conta com uma confortável estrutura para receber os alunos. Na Matriz Campinas disponibilizamos biblioteca especializada em TCC, com acervo de livros e revistas científicas, acesso a banco de dados, salas de atendimento para os pacientes (quando necessário) e equipamentos audiovisuais (computador, projetor e equipamento de som).
CERTIFICADO: