CURSOS

Especialização

 


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Clínica



Os objetivos são:
Preparar profissionais para intervenções aplicadas às disfunções cognitivas e psicofisiológicas, capacitando-os no uso de procedimentos clínicos baseados conceitualmente na terapia cognitiva e dentro de um referencial ético explícito.

 
 
  • Instrumentalizar o aluno para o atendimento baseado no referencial teórico da terapia cognitiva. A ênfase será colocada nos princípios da Teoria Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis.

  • Levar ao aluno uma maior compreensão das várias interfaces que compõem a vida humana, percebendo o indivíduo de modo integrado e a influência dos quadros psicopatológicos em seu desenvolvimento.

  • Apresentar e aprofundar as intervenções psicológicas, específicas e atuais, de acordo com a complexidade que cada caso requeira, enfatizando a importância de compreender o fenômeno do Stress e do uso dos conceitos e procedimentos da terapia cognitiva para seu tratamento.

  •  
     
    NOSSOS DIFERENCIAIS:
  • Desde 2005, com mais de 600 alunos formados;
  • Único curso com módulo sobre Stress Emocional do mercado;
  • Curso certificado pelo MEC, por entidade parceira;
  • Professores certificados em Terapia Comportamental-Cognitiva, pela FBTC.

  •  
     
    PÚBLICO ALVO:
    Psicólogos e Psiquiatras.

    TURMAS:
    Presencial: Mensal (Sábado) em Campinas (Duração de dois anos).
    Presencial: Quinzenal (Sábado) em Campinas (Duração de um ano).

    VAGAS:
    Vagas Limitadas.

     
     

    TABELA DAS TURMAS E DE VALORES
     
     
    PERÍODOCAMPINASINVESTIMENTOINSVESTIMENTO
    Mensal Presencial31/08/202424 parcelas de R$700,00* Ou 26 parcelas de R$647,00*
    Quinzenal Presencial31/08/202414 parcelas de R$1.200,00*
    * + Inscrição R$150,00
    * Para pagamentos realizados na data de vencimento do boleto.
     
     

    ESTRUTURA DO CURSO:
    O curso foi estruturado de modo a propiciar ao aluno a construção da aprendizagem de modo contínuo e sistemático e inclui:
  • Disciplinas teóricas;
  • Prática, realizada através de atendimento clínico;
  • Supervisão clínica;
  • Artigo Científico de conclusão de curso;
  • Atividades Complementares;

  • CARGA HORÁRIA:
    360 horas.

     
     

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

     
     
    1PRÁTICA CLÍNICA (180 HORAS)

    180 horas (44 horas de Atendimento Clínico + 44 horas para elaboração de relatório + 92 horas de Supervisão).
    2FUNDAMENTOS DA TERAPIA COGNITIVA (22 HORAS)

    Conceituação da Terapia Cognitiva: Seu Surgimento e Evolução:
    • Bases que fundamentam a TCC e Neobehaviorismo;
    • A Terapia Cognitiva no Brasil;
    • A Terceira Onda.

    Terapia Cognitiva:
    • Análise Funcional;
    • A Terapia Cognitiva de Beck;
    • A Terapia Racional Emotiva Comportamental.

    Atuação do Terapeuta em TCC:
    • Ética na TCC;
    • Relação Terapêutica (postura e atuação do terapeuta cognitivo frente ao paciente).
    3METODOLOGIA DE PESQUISA (52 HORAS, 22 HORAS DE AULAS E ORIENTAÇÃO E 30 HORAS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA/ARTIGO CIENTÍFICO)

    Pesquisa Científica:
    • Ética em pesquisa e a pesquisa com seres humanos;
    • Métodos de investigação: tipos de pesquisa;
    • Leitura, análise e interpretação de textos científico.

    Elaboração de Textos Científicos: Projetos de Pesquisa:
    • Definição de problema, objetivos e levantamento de hipóteses;
    • A pesquisa bibliográfica;
    • O método de pesquisa: escolha do delineamento.

    Elaboração do Artigo Científico:
    • Escolha do tema e objetivos;
    • A escrita científica;
    • Elaboração e Apresentação do trabalho.
    4PRÉ-REQUISITOS PARA O ATENDIMENTO EM TCC (20 HORAS)

    Função, a Postura e Atuação do Terapeuta Cognitivo-Comportamental Frente ao Paciente:
    • Função do Terapeuta Cognitivo-Comportamental;
    • Postura do Terapeuta Cognitivo-Comportamental;
    • Atuação do Terapeuta Cognitivo-Comportamental.

    Avaliação em TC e o Quadro Diagnóstico Integrado: de Crianças, Adolescentes e Adultos (Conceitualização de Caso Clínico):
    • Bases para a elaboração de um plano terapêutico adequado;
    • Avaliação em Terapia Cognitivo-Comportamental;
    • Diagnóstico integrado (conceitualização do caso).

    Disfunções Cognitivas: Noção de Crenças Irracionais e de Técnicas de Albert Ellis:
    • Terapia Racional-Emotiva Comportamental;
    • Crenças irracionais;
    • Técnicas da Terapia Racional-Emotiva Comportamental.

    Mudança, Resistência à Mudança e Valores na Terapia Cognitivo-Comportamental:
    • Mudança em Terapia Cognitivo-Comportamental;
    • Resistência à mudança em Terapia Cognitivo-Comportamental;
    • A Terapia Cognitivo-Comportamental e os valores.

    O Uso de Metáforas na Terapia Cognitivo-Comportamental:
    • Conceituação de metáforas;
    • Função terapêutica das metáforas;
    • O uso das metáforas na Terapia Cognitivo-Comportamental.
    5A TCC APLICADA ÀS DISFUNÇÕES COGNITIVAS E EMOCIONAIS (36 HORAS)

    Principais Técnicas Utilizadas na Terapia Cognitiva Comportamental:
    • Técnicas comportamentais (primeira onda);
    • Técnicas cognitivas (segunda onda);
    • Técnicas contextuais (terceira onda).

    A TCC Aplicada aos Transtornos de Personalidade:
    • Transtornos de Personalidade do Grupo A (Transtorno de Personalidade Paranoide, Transtorno de Personalidade Esquizotípica, Transtorno de Personalidade Esquizoide);
    • Transtornos de Personalidade do Grupo B (Transtorno de Personalidade Antissocial, Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno de Personalidade Narcisista, Transtorno de Personalidade Histriônica);
    • Transtornos de Personalidade do Grupo C (Transtorno de Personalidade Evitativa, Transtorno de Personalidade Dependente, Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsiva).

    A TCC Aplicada aos Transtornos Depressivos e ao Transtorno Bipolar:
    • Transtorno Depressivo Maior;
    • Transtorno Depressivo Persistente (distimia);
    • Transtorno Bipolar.

    A TCC Aplicada aos Transtornos de Ansiedade:
    • Transtorno de Pânico e agorafobia;
    • Fobia Específica e Transtorno de Ansiedade Generalizada;
    • Transtorno de Ansiedade Social e outros.

    A TCC Aplicada aos Transtornos Relacionados a Substância e Transtornos Aditivos:
    • Transtornos relacionados a substâncias;
    • Dependência de internet;
    • Comprar e jogar compulsivos.

    A TCC Aplicada a Diferentes Transtornos:
    • Transtorno Obsessivo Compulsivo e transtornos relacionados;
    • Transtornos Alimentares;
    • Disfunções sexuais.
    6A TCC APLICADA ÀS DISFUNÇÕES PSICOFISIOLÓGICAS (12 HORAS)

    Conceituação e Diagnostico do Stress Emocional:
    • Psicologia da Saúde e mudanças de hábitos de vida;
    • O modelo quadrifásico do stress e o stress pós-traumático;
    • A avaliação do stress em adultos e em crianças e a teoria de temas de vida.

    Consequências do Stress Excessivo e seu Tratamento:
    • O stress e suas manifestações psicofisiológicas: hipertensão arterial essencial, psoríase, vitiligo, úlceras raiva;
    • Stress no mundo corporativo;
    • Psicofarmacologia e o treino psicológico de controle do stress.
    7A APLICABILIDADE DA TCC COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES (24 HORAS)

    Transtornos na Infância:
    • Enurese e Encoprese;
    • Depressão Infantil;
    • A TCC aplicada a TDAH em crianças.

    A Educação Afetiva e a Prevenção de Farmacodependência:
    • Educação Afetiva;
    • Comportamentos de risco para a farmacodependência;
    • Educação Afetiva e Prevenção de Farmacodependência.

    Adolescência:
    • Bullying;
    • Cyberbullying;
    • Sexualidade.

    TREC com Crianças:
    • TREC na infância;
    • Etapas da TREC;
    • Caso Clínico.

    Orientação de Pais:
    • Relação entre pais e filhos – infância;
    • Relação entre pais e filhos – adolescência;
    • Comunicação saudável.
    8ATIVIDADES COMPLEMENTARES (14 HORAS)

    As atividades complementares estão implantadas na estrutura do currículo pedagógico do curso, como componente do histórico escolar e compreendem encontros ao vivo on line com professores de cada disciplina sobre os assuntos abordados em cada módulo.

    O objetivo destas atividades é fornecer ao aluno contato amplo com a teoria e a prática, promovendo contato com atividades que um especialista em psicologia poderá vir a desenvolver no exercício de sua profissão. As atividades complementares são, portanto, componentes curriculares enriquecedores, tendo como requisito a participação ativa do aluno não pratica da Psicologia.
     

    ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
    Aos alunos serão recomendadas atividades de acordo com a oportunidade e seu interesse. Inclusive atividades comunitárias visando à prevenção e controle do stress no Dia Nacional do Combate ao Stress e Jornadas.

    RESPONSABILIDADE SOCIAL:
    Todos têm o direito de conseguir tratamento psicológico, quando necessitam, independentemente de sua condição social, econômica e idade. Por conta disso, o IPCS oferece este tratamento, realizado pelos alunos de pós graduação de nossos cursos, supervisionado pelos professores, de forma online e presencial em sua Matriz Campinas.

    INFRA-ESTRUTURA FÍSICA:
    O IPCS conta com uma confortável estrutura para receber os alunos. Na Matriz Campinas disponibilizamos biblioteca especializada em TCC, com acervo de livros e revistas científicas, acesso a banco de dados, salas de atendimento para os pacientes (quando necessário) e equipamentos audiovisuais (computador, projetor e equipamento de som).

    CERTIFICADO:

  • Receberão certificados os participantes que concluírem o curso com aproveitamento presencial mínimo de 75% em cada disciplina;
  • Atendimento de pelo menos um paciente na abordagem comportamental-cognitivo;
  • Entrega e apresentação do relatório de atendimento;
  • Participação nas atividades complementares;
  • Entrega e apresentação do Artigo Científico;
  • A avaliação será contínua, com feedback sistemático quanto ao desempenho do aluno no decorrer do módulo;
  • Curso atende todos os pré-requisitos do CFP, certificado pelo MEC.*


  •